01 outubro 2024

Discurso de Lula na ONU é ignorado pela imprensa estrangeira

Fala do presidente foi um dos principais temas da política externa brasileira na última semana, com uma defesa do multilateralismo e a tentativa de conseguir protagonismo para o país, mas não teve atenção nos principais veículos internacionais

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – de 23 a 29/9 de 2024

Visibilidade: 44 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

61% Neutras

27% Negativas

12% Positivas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou na semana passada na abertura da Assembleia Geral da ONU, quando deixou evidente a ambição brasileira de que o país seja um líder do Sul Global e reiterou a tentativa de fazer do país um protagonista das grandes questões internacionais. Principal notícia sobre a política externa brasileira durante a semana, o caso praticamente não teve repercussão internacional e foi amplamente ignorado pelos principais veículos da imprensa estrangeira.

No total, foram registrados na última semana completa de setembro 44 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do iii-Brasil. O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (61%), 27% de textos negativos e apenas 12% de menções positivas.

Entenda como funciona o iii-Brasil

A fala de Lula não foi tema de nenhuma reportagem nos sete veículos analisados pelo levantamento. O país até foi mencionado em algumas reportagens sobre a Assembleia da ONU, mas quase sempre com um tom crítico e indiretamente ao tratar de outros temas.

No El País, o destaque foi para o discurso do presidente da Ucrânia rejeitando os esforços do Brasil para o fim da guerra. “Zelensky alerta na ONU contra qualquer iniciativa fora do seu plano de paz para não dar espaço a Putin. O presidente da Ucrânia alerta Brasil e China que não aumentarão sua influência global às custas de Kiev”, diz.

A crítica apareceu também no jornal português Público: “Zelensky avisa Brasil e China: “Não vão aumentar o vosso poder à custa da Ucrânia’. Presidente ucraniano descartou as tentativas de paz do Brasil e da China, questionando por que é que propunham uma alternativa de paz diferente da defendida pelo seu país.’.

A imprensa estrangeira também continuou dando atenção à violência política e à desordem da disputa eleitoral no país, especialmente em São Paulo. “Eleição em São Paulo é ‘um show de horrores’ com candidatos trocando golpes e insultos”, relata o britânico The Guardian. “Dois debates televisionados antes da eleição para prefeito de 6 de outubro se tornam fisicamente violentos, com participantes tratados no hospital”, diz.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 29% de menções com tom negativo e 19% de textos positivos sobre o país. 


*Daniel Buarque é pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (ISI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial) e O Brazil é um país sério? (Pioneira). É editor-executivo do portal Interesse Nacional.

Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

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