iii-Brasil: Desafios enfrentados por Lula começam a substituir otimismo inicial da imprensa estrangeira com o novo governo
Após o clima de euforia da mídia internacional pela troca de presidente do país, reportagens começam a apontar as dificuldades enfrentadas pela nova administração em questões de política e especialmente sobre o meio ambiente
Após o clima de euforia da mídia internacional pela troca de presidente do país, reportagens começam a apontar as dificuldades enfrentadas pela nova administração em questões de política e especialmente sobre o meio ambiente
Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*
iii-Brasil – de 6 a 12/03/2023
Visibilidade: 37 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
57% Neutras
26% Negativas
17% Positivas
Após uma primeira reação positiva da imprensa estrangeira a respeito da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência e a posse do seu governo, no final de 2022 e começo deste ano, a percepção externa começa a dar sinais de atenção sobre problemas enfrentados pela nova administração do Brasil, no poder há dois meses. Em um período de baixa visibilidade, não houve um único assunto que concentrasse a atenção da imprensa internacional. Entretanto, reportagens publicadas na última semana indicam a persistência de dificuldades políticas, ambientais e econômicas no Brasil, bem como desafios a serem enfrentados pelo governo.
No total, foram registrados na segunda semana de março 37 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume bem abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil), que é quase o dobro do coletado agora. A maior proporção dos textos teve tom neutro (57%), o volume de menções positivas foi de 17% e o percentual dos textos com tom negativo foi de 27%.
Um dos principais destaques sobre o Brasil na imprensa internacional foi uma reportagem com um balanço dos primeiros dois meses do novo governo no jornal francês Le Monde, registrando “os difíceis primeiros passos de Lula”. “À frente de um país abalado, o presidente de esquerda manteve uma agenda intensa e se beneficiou de uma forma de união consagrada… mas também suscitou decepções e críticas iniciais”, diz.
De forma semelhante, a questão ambiental continua tendo forte influência sobre a percepção externa do Brasil. No lugar do otimismo gerado pela vitória de Lula, aparecem sinais de cobrança por ações do governo. Um deles foi uma reportagem no jornal britânico The Guardian sobre a alta do desmatamento no país.
“O desmatamento na Floresta Amazônica brasileira aumentou em fevereiro para o nível mais alto já registrado para o mês, destacando a escala do desafio enfrentado pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que tenta desfazer a destruição ambiental causada pelo ex-presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro”, diz a reportagem.
O mesmo jornal e o português Público também deram espaço para denúncias sobre o desmatamento no Brasil a partir da demanda por produtos de colágeno no resto do mundo. Uma investigação “descobriu que gado criado em fazendas que causam desmatamento foi processado em matadouros que atendem cadeias internacionais de suprimento de colágeno”, diz o jornal inglês.
Desafios ambientais tiveram atenção também no New York Times, que publicou uma resenha do livro da jornalista Eliane Brum sobre a Amazônia, incluindo críticas ao governo atual. “Sob o presidente Jair Bolsonaro, o desmatamento na Amazônia aumentou cerca de 60%. Seu sucessor de esquerda, Luiz Inácio Lula da Silva, prometeu, quando assumiu o poder em janeiro, reverter essa devastação; mas, como observa Brum, foi ele quem deu sinal verde a Belo Monte durante seu governo anterior, ‘prova eloqüente de que toda tonalidade ideológica vê a Amazônia como um corpo a ser dominado e explorado’”, diz.
Como contraponto levemente mais positivo, o jornal espanhol El País publicou duas reportagens sobre questões importantes para a projeção da diplomacia ambiental brasileira. Uma delas apresenta um relatório sobre projetos para ampliar a oferta de energia eólica e solar, e que o Brasil será o líder da região”. E publicou também um perfil elogioso de Txai Suruí, a “ativista ambiental brasileira mais conhecida no mundo”.
Outro texto relevante aborda os movimentos políticos de Lula em prol da igualdade da mulher brasileira ao mencionar a liderança da Ministra da Mulher, Cida Gonçalves e os outros 10 ministérios liderados por mulheres, pela primeira vez na história do Brasil.
Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 71 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento das últimas 48 semanas, o iii-Brasil registrou em média 49% de reportagens de tom neutro, 34% de menções com tom negativo e 16% de textos positivos sobre o país.
*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).
Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image” (2017) e “Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America” (2013).
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional