Brasil tem mais menções positivas do que negativas em semana com artigo de Lula no NYT
Texto assinado pelo presidente criticou a ação dos Estados Unidos na Venezuela e defendeu a soberania dos países latino-americanos, mas encerrou conclamando a uma atuação conjunta com o governo Trump

iii-Brasil – de 12 a 18/01/2026
Visibilidade: 42 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
52% Neutras
21% Negativas
26% Positivas
Uma defesa da soberania do Brasil e dos outros países da América do Sul em contraposição à busca dos EUA sob Trump por uma hegemonia na região ajudou a projetar o país positivamente no exterior ao longo da última semana. O jornal americano The New York Times, um dos mais influentes do mundo, publicou um artigo escrito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em que ele defende a região e critica a ação norte-americana na Venezuela.
No total, foram registrados na segunda semana completa de janeiro 42 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (52%) e uma proporção maior de menções positivas (26%) do que de repercussão negativa (21%).
Entenda como funciona o Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil)
Segundo o artigo de Lula, “os bombardeios dos Estados Unidos em território venezuelano e a captura de seu presidente em 3 de janeiro representam mais um capítulo lamentável na contínua erosão do direito internacional e da ordem multilateral estabelecida após a Segunda Guerra Mundial.”
O texto argumenta ainda que a América Latina e o Caribe abrigam mais de 660 milhões de pessoas. “Temos nossos próprios interesses e sonhos a defender. Em um mundo multipolar, nenhum país deveria ter suas relações exteriores questionadas por buscar a universalidade. Não nos submeteremos a esforços hegemônicos”.
Apesar da crítica à ação americana, o texto termina com um chamado à atuação conjunta com o governo Trump.
“É nesse espírito que meu governo tem se engajado em um diálogo construtivo com os Estados Unidos. (…) Estamos convencidos de que unir nossos esforços em torno de planos concretos de investimento, comércio e combate ao crime organizado é o caminho a seguir.”

Outro assunto editorial presente nessa terceira semana de janeiro foi a cerimônia de assinatura do Acordo UE-Mercosul, no sábado, no Paraguai, com notícias publicadas no China Daily, no Le Monde e duas no El País, sendo um texto que relembra: após 26 anos de negociações, o Acordo é finalizado como um tratado político e comercial promete criar a maior zona de livre comércio do mundo, com cerca de 720 milhões de consumidores em potencial, através da eliminação de tarifas que beneficiariam principalmente produtos primários da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, bem como produtos manufaturados europeus.

Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 59 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 51% de reportagens de tom neutro, 27% de menções com tom negativo e 22% de textos positivos sobre o país.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Gondim Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora. Ph.D. na Inglaterra, pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração, bacharel em Comunicação Social no Brasil e senior high school year nos EUA. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Colunista no Portal Interesse Nacional e do iii-Brasil. Autora de artigos científicos, dois livros e sete capítulos de livros. Em 2025, no Handbook on Public Diplomacy, publica o capítulo "The Brazilian way: Public diplomacy as a means for positive image and global prestige"
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional