04 junho 2024

Com tragédia no Sul, Brasil atinge maior visibilidade internacional em um ano

O país foi citado com destaque por 261 reportagens nos sete veículos estrangeiros ao longo de maio, mês que foi marcado por uma ampla cobertura sobre as inundações no país, a destruição no Rio Grande do Sul e os impactos do aquecimento global no Brasil e no mundo

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – de 27/5 a 2/6 de 2024

Visibilidade: 34 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

64% Neutras

18% Negativas

18% Positivas

O desastre causado pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul desde o início de maio teve ampla repercussão internacional e ampliou a visibilidade do Brasil na imprensa estrangeira. Ao longo do mês, o país foi citado com destaque por 261 reportagens nos sete veículos analisados pelo Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil), a maior visibilidade desde abril de 2023. Naquele mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi à China, e suas declarações sobre a guerra na Ucrânia geraram forte polêmica internacional (com um total de 335 reportagens sobre o país no mês).

No total, foram registrados na semana de transição entre maio e junho 34 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do iii-Brasil. A maior parte dos textos sobre o país teve tom neutro, atingindo 64% da cobertura sobre o país. As menções negativas e positivas foram 18%, cada. 

Entenda como funciona o iii-Brasil

A última semana do mês registrou uma redução da cobertura sobre a destruição do sul do Brasil, com apenas cinco novas reportagens sobre a situação da região atingida pelas chuvas. Além dessas notícias, não houve um outro assunto com maior atenção no exterior, e as reportagens sobre o país trataram de temas variados, com abordagem positiva sobre temas culturais e turísticos.

Com essas últimas referências sobre as chuvas, entretanto, o tema se consolidou como sendo uma das notícias brasileiras com maior repercussão no mundo ao longo dos últimos anos.

Desde a primeira semana de maio, as notícias sobre a tragédia no sul já se destacavam e aumentavam o número de citações ao Brasil na imprensa estrangeira. O mês começou com o registro de 67 reportagens sobre o país, um volume acima da média. Na semana seguinte, a atenção global sobre as inundações no país cresceu ainda mais, chegando a 85 menções ao Brasil nos sete veículos analisados. 

No geral, ao longo de todo o mês, a maior parte da cobertura teve tom neutro, com abordagem factual. Mesmo assim, não faltaram reportagens mais críticas sobre problemas na infraestrutura do país e efeitos do aquecimento global. Isso ficou evidente especialmente nas duas últimas semanas de maio.

Na terceira semana, a tragédia foi descrita como um grave alerta para desastres que podem acontecer em todo o mundo por conta do aquecimento global, apontando que o caso brasileiro deve ser visto como um exemplo para o planeta.

Em seguida, também foi dado outro enfoque a problemas com análise mais aprofundada do desastre, apontando sua relação com o aquecimento global e o desmatamento, o despreparo de cidades do Brasil e do mundo para chuvas acima da média e o risco de propagação de notícias falsas durante as inundações.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 50% de reportagens de tom neutro, 30% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país. 


*Daniel Buarque é pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (ISI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial) e O Brazil é um país sério? (Pioneira). É editor-executivo do portal Interesse Nacional.

Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

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