21 maio 2024

‘Desastre climático’ no Brasil é visto no exterior como alerta para o mundo

Tragédia no Rio Grande do Sul completa a terceira semana de cobertura intensa na imprensa estrangeira. Artigos e reportagens apontam para o caso brasileiro como exemplo da destruição causada pelo aquecimento global

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – de 13 a 19/5 de 2024

Visibilidade: 49 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

67% Neutras

12% Negativas

21% Positivas

A destruição causada por fortes chuvas no sul do Brasil começa a ser vista fora do país como um grave alerta para desastres que podem acontecer em todo o mundo por conta do aquecimento global. Pela terceira semana seguida, o tema dominou a atenção da imprensa estrangeira ao tratar do país, e dessa vez incluiu artigos, reportagens e análises que apontam que o caso brasileiro é um exemplo para o planeta.

No total, foram registrados na terceira semana de maio 49 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do iii-Brasil. A maior parte dos textos sobre o país teve tom neutro, atingindo 67% da cobertura sobre o país. As menções negativas foram 12%, e as positivas chegaram a 21%. 

Entenda como funciona o iii-Brasil

Dessas 49 menções, 40% trataram das chuvas e destruição no sul do país. A maior parte da cobertura teve tom neutro, com abordagem factual, deixando de lado uma cobertura mais crítica sobre problemas na infraestrutura do país e efeitos do aquecimento global.

“Desastre climático no Brasil. As trágicas enchentes no Estado do Rio Grande do Sul demonstram o poder devastador do aquecimento global”, diz um editorial publicado pelo jornal espanhol El País. “Perdas climáticas – O afogamento no Sul do Brasil deveria ser alerta para todas as cidades do planeta”, diz um artigo de opinião no mesmo jornal. 

Em uma reportagem sobre os estragos causados pelas inundações, o jornal britânico The Guardian cita um entrevistado que diz que as chuvas no estado foram típicas da crise climática: muito intensas, com grande volume de água concentrado em um curto período. “Em apenas três dias, o estado registrou a quantidade de chuva normalmente observada em quatro meses”, diz o texto.

Em reportagem sobre a reconstrução da região afetada, o jornal português Público também destaca a influência das mudanças climáticas na forma como a sociedade se estrutura. “Esta reconstrução do Rio Grande do Sul terá de ser pautada pelo olhar da adaptação à mudança do clima”, diz. Embora a tragédia do Rio Grande de Sul seja considerada ‘histórica’ não faltam exemplos de outros fenómenos extremos no país”, complementa.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 50% de reportagens de tom neutro, 30% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país. 


*Daniel Buarque é pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (ISI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial) e O Brazil é um país sério? (Pioneira). É editor-executivo do portal Interesse Nacional.

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Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

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