01 julho 2025

Crise política ganha destaque internacional: ‘O desencanto voltou a tomar conta do Brasil’

Derrota de Lula em disputa pelo IOF revelou ao mundo uma imagem de um presidente enfraquecido em uma situação política complicada, enquanto Bolsonaro atua contra o STF

iii-Brasil – de 23 a 29/06/2025

Visibilidade: 50 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

56% Neutras

30% Negativas

14% Positivas

A derrota do governo diante do Congresso brasileiro na disputa pelas mudanças no IOF a fim de aumentar a receita do orçamento público foi foco da atenção da imprensa internacional ao longo da semana. O caso reforçou a imagem de disfunção da política brasileira e revelou ao mundo a percepção de um presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfraquecido e sem conseguir liderar. As notícias sobre protestos em defesa de Jair Bolsonaro, ainda que destacando que atos foram esvaziados, reforçaram a imagem de tensão política no país.

No total, foram registrados na última semana de junho 50 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (56%), 30% de menções negativas e apenas 14% de repercussão positiva. 

Entenda como funciona o iii-Brasil

“Presidente Lula sofre humilhante motim parlamentar em meio à crise de popularidade”, diz uma reportagem do espanhol El País. “Câmara e Senado revogam aumento de impostos com apoio de diversos partidos com ministros no governo”, continua.

“O desencanto voltou a tomar conta do Brasil”, segundo o português Público. “O Congresso virou as costas ao Governo e afundou Lula numa crise. Há mais de três décadas que um decreto presidencial não era derrubado pelo Congresso. Ao mesmo tempo, a popularidade de Lula está em queda.” 

O francês Le Monde também destacou o caráter “histórico” da derrota do governo: “Muito enfraquecido nas pesquisas, Lula sofre mais um revés no Congresso. Por uma votação massiva de 383 a 98, os parlamentares brasileiros aprovaram a revogação de um decreto governamental que introduzia um aumento no imposto sobre transações financeiras, uma derrota retumbante para o presidente de esquerda.”

Além da crise no governo, a imprensa internacional também publicou notícias sobre o protesto em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro e contra o STF. Ainda que tenham destacado que foi um ato esvaziado, o movimento ajudou a reforçar a percepção de tensão política no país.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 27% de menções com tom negativo e 21% de textos positivos sobre o país. 

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter