Disputa de Musk com o STF e crise na Venezuela destacam o país na imprensa estrangeira
Semana registrou uma alta visibilidade internacional do Brasil com crises, aniversário das relações com a China, morte de Silvio Santos e mais notícias sobre acidente aéreo
Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*
iii-Brasil – de 12 a 18/8 de 2024
Visibilidade: 68 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
69% Neutras
12% Negativas
19% Positivas
Em uma semana movimentada com notícias em diferentes áreas, o Brasil ampliou sua visibilidade na imprensa estrangeira. O papel do país na crise política na Venezuela e a disputa política que levou ao anúncio do fechamento do escritório do X/Twitter no país foram os temas de maior destaque. Mídia internacional também deu atenção ao aniversário das relações diplomáticas com a China, a investigação sobre acidente aéreo em São Paulo e a morte de Silvio Santos.
No total, foram registrados na segunda semana completa de agosto 68 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume acima da média semanal do iii-Brasil. O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (69%), 19% de textos positivos e apenas 12% de menções negativas.
Entenda como funciona o iii-Brasil
A situação política da Venezuela e a influência brasileira na tentativa de resolver o impasse entre o governo de Nicolás Maduro e a oposição foi o tema que gerou mais menções ao país na imprensa internacional na semana.
Um dos principais destaques foi a tentativa de mediação e de achar um caminho para solucionar a crise. “O diplomata Celso Amorim, principal assessor de Lula em política internacional, sugeriu ao presidente do Brasil a realização de novas eleições na Venezuela como forma de resolver a crise que se abriu devido a suspeitas de fraude nas realizadas há duas semanas”, diz o espanhol El País.
A disputa entre o bilionário Elon Musk e o STF também teve destaque internacional, especialmente na Europa e nos EUA. O tom da cobertura foi majoritariamente neutro, relatando os dois lados da tensão. “Musk disse que fechou o escritório brasileiro de sua rede social X no sábado porque um juiz do Supremo Tribunal Federal ordenou que a empresa suspendesse certas contas ou enfrentasse a prisão de seu representante legal no Brasil. (…) A medida é uma forte escalada na rivalidade de meses de Musk com o juiz brasileiro Alexandre de Moraes, a quem ele acusou de silenciar vozes conservadoras online. Moraes disse que está limpando a internet removendo desinformação e ataques a instituições brasileiras”, diz o New York Times.
Principal tema da imprensa brasileira durante a semana, a morte do empresário e apresentador Silvio Santos teve uma cobertura tímida nos veículos internacionais analisados. Apenas três reportagens trataram do tema, todas em veículos em português e espanhol.
“Silvio Santos, um dos maiores nomes da história da televisão brasileira e dono de um grupo de mídia, morreu neste sábado aos 93 anos na cidade de São Paulo”, diz o argentino Clarín, uma das poucas menções ao caso.
O aniversário de 50 anos da relação diplomática entre Brasília e Pequim foi o principal destaque relacionado ao país no China Daily, que publicou três artigos de tom positivo sobre o tema, incluindo um texto escrito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ainda, o jornal português Público lança o Público Brasil, conteúdos jornalísticos dedicados aos brasileiros que residem em Portugal – como um novo espaço editorial “que pretende ser a voz e a resposta para muitos das preocupações e interesses deste Brasil que escolheu o nosso lado do Atlântico para viver e fazer parte de um renovado, plural e ‘imenso Portugal’, de que eles, inexoravelmente, são já uma parte importante”.
Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 29% de menções com tom negativo e 19% de textos positivos sobre o país.
*Daniel Buarque é pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (ISI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial) e O Brazil é um país sério? (Pioneira). É editor-executivo do portal Interesse Nacional.
Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional