25 março 2025

‘Fuga’ de Eduardo Bolsonaro para os EUA é destaque na imprensa estrangeira

Jornais internacionais publicaram reportagens sobre a decisão voluntária do filho do ex-presidente de deixar o mandato de deputado e buscar asilo nos EUA para “fugir” da Justiça brasileira, como ironizou o francês Le Monde

iii-Brasil – de 17 a 23/03/2025

Visibilidade: 38 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

71% Neutras

16% Negativas

13% Positivas

A decisão do deputado Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro, de deixar o cargo e se mudar para os Estados Unidos a fim de sair do alcance da Justiça foi destaque na imprensa internacional ao longo da semana. Pelo menos três dos veículos estrangeiros monitorados publicaram reportagens sobre a decisão voluntária do político brasileiro.

No total, foram registrados na terceira semana completa de março 38 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (71%), 16% de menções negativas e 13% de repercussão positiva. 

Entenda como funciona o iii-Brasil

O jornal francês Le Monde ironizou a decisão do deputado. “‘Coragem, fujamos’: esse é mais ou menos o recado enviado por Eduardo Bolsonaro”, diz o jornal.

“Nostálgico da ditadura, misógino confesso, teórico da conspiração, falastrão e entusiasta de armas, Eduardo é, de todos os filhos de Bolsonaro, aquele que mais se parece com ele”, complementa.

O jornal americano The New York Times publicou uma reportagem sobre a decisão do deputado e destacou que ele “tem laços estreitos com a família Trump e visitou o presidente Trump em Mar-a-Lago”.

“O terceiro filho mais velho do ex-presidente brasileiro está nos Estados Unidos desde o final de fevereiro, exatamente no momento em que a Suprema Corte do Brasil começou a avaliar se apreenderia seu passaporte devido às acusações de que ele tentou interferir no caso envolvendo o suposto papel de seu pai em um plano de golpe após o homem mais velho perder a eleição de 2022”, explicou.

O espanhol El País destacou que Eduardo Bolsonaro “é a principal ponte entre a extrema direita brasileira e o resto do mundo, com ligações especiais com o clã Trump e os republicanos nos Estados Unidos, país que visita com frequência”. 

O jornal também tratou a decisão como uma fuga. “Há alguns dias, dois deputados do Partido dos Trabalhadores de Lula pediram ao Ministério Público o confisco do passaporte dele, temendo que ele fugisse do Brasil, como aconteceu agora”, diz.

Além da questão política envolvendo o filho do ex-presidente, outro assunto de destaque na imprensa internacional foi a dificuldade brasileira em atrair turistas por conta da imagem de violência associada com suas cidades. 

“Os estados brasileiros estão se movimentando para tentar desconstruir a imagem que impera no exterior de que o Brasil é um país dominado pela violência. Há a percepção clara entre os governos regionais de que esse é, hoje, o principal entrave para que o país amplie o número de turistas estrangeiros que recebe anualmente”, relata o português Público.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 28% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país. 

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter