iii-Brasil: Copa do mundo monopoliza atenção dada ao país pela mídia estrangeira
Aproximadamente metade de toda a cobertura da imprensa internacional ao longo da semana tratou da participação e da eliminação brasileira no torneio do Catar
Aproximadamente metade de toda a cobertura da imprensa internacional ao longo da semana tratou da participação e da eliminação brasileira no torneio do Catar
Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*
iii-Brasil – de 5 a 11/12 de 2022
Visibilidade: 84 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
75% Neutras
11% Negativas
14% Positivas
A participação da seleção brasileira na Copa do Mundo e a eliminação diante da Croácia foram o centro da atenção dada pela imprensa internacional ao Brasil ao longo da última semana. Em um período de visibilidade elevada, praticamente metade de todos os textos que trataram do país se referiam à atuação do país no futebol.
No total, foram registrados na semana 84 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, um volume de publicações acima das 66 menções na média semanal registrada pelo Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). Além da maior parte dos textos sobre o Brasil com tom neutro (75%), o período desta semana registrou ainda 11% de menções negativas, com potencial de piorar o prestígio do país no mundo (a proporção bem abaixo da média), e 14% de textos com tom positivo.
A proporção elevada de artigos de tom neutro registrados se justifica por esta cobertura da Copa. Enquanto houve em alguns momentos artigos positivos que projetavam o favoritismo do Brasil no torneio futebolístico, as reportagens sobre a eliminação nas quartas de finais foram em sua maior parte factuais e não tinham juízos de valor ou nenhuma influência sobre a percepção externa do Brasil. Uma notícia do El País se destaca ao trazer a empatia brasileira de um torcedor que projeta os jogos de futebol no muro de casa desde 1996, em Minas Gerais.
Além da Copa, a morte de Erasmo Carlos foi noticiada pelo jornal argentino Clarín.
Um tema que ganhou destaque negativo foi a volta de uma cobertura crítica à questão ambiental, especialmente no jornal britânico The Guardian. O periódico voltou a tratar da criminalidade na Amazônia, lembrando o caso da morte de Dom Phillips e Bruno Araújo Pereira, que completa seis meses, e apresentando um cenário de violência contínuo na região.
Uma questão política, com tom preocupante e teor negativo, publicada pelo jornal espanhol El País trata da indagação: “Como enfrentar o surgimento da nova extrema direita? É incrível que existam milhões de pessoas no Brasil que, mesmo cientes das violentas aberrações da disposição de Bolsonaro, o tenham escolhido novamente”
Temas sobre a política brasileira também foram abordados pela mídia estrangeira, com destaques especiais para os anúncios de ministros que farão parte da equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva a partir do próximo ano. Essa cobertura também deve tom factual, sem impacto sobre a qualidade da imagem do país.
Retrospectiva
Desde o início de abril, o iii-Brasil, ao estudar a imagem internacional do Brasil, coletou e analisou em média 66 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento das últimas 36 semanas, o iii-Brasil registrou em média 51% de reportagens de tom neutro, 35% de menções com tom negativo e 14% de textos positivos sobre o país.
*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).
Fabiana Mariutti atua como professora universitária, pesquisadora e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a marca Brasil desde 2010. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image” (2017) e “Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America” (2013).
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China).
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional