iii-Brasil: Ida de Lula à COP27 mantém alta proporção de menções positivas ao Brasil na imprensa estrangeira
Projeção favorável ao país ganhou espaço desde a vitória do petista na eleição presidencial e foi impulsionada pelo discurso sobre a luta contra o aquecimento global e pela proteção da Amazônia
Projeção favorável ao país ganhou espaço desde a vitória do petista na eleição presidencial e foi impulsionada pelo discurso sobre a luta contra o aquecimento global e pela proteção da Amazônia
Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*
iii-Brasil – 14 a 20 de novembro de 2022
Visibilidade: 68 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
40% Neutras
22% Negativas
38% Positivas
A viagem do presidente eleito Luiz Inácio lula da Silva à COP27, onde discursou sobre a “volta” do Brasil a uma posição de destaque na luta contra o aquecimento global, ajudou a manter alta a proporção de menções ao país com tom positivo na imprensa estrangeira. Ao longo da última semana, quase quatro a cada dez textos sobre o Brasil nos jornais internacionais foram favoráveis ao país. Desde a vitória de Lula nas eleições, cobertura externa com viés positivo cresceu de forma exponencial.
No total, o Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) registrou na semana 68 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados. Além da maior parte dos textos sobre o Brasil com tom neutro (40%), o período desta semana registrou 38% de textos com tom positivo (muito acima da média de 13% registrada ao longo das últimas 33 semanas) e apenas 22% de menções negativas, com potencial de piorar o prestígio do país no mundo.
Segundo o jornal português Público, a viagem de Lula antes mesmo de tomar posse serve para reorientar a posição do Brasil na arena internacional, reconstruindo laços com outras nações e assumindo a liderança na área climática. O diário espanhol El País destacou que Lula colocou o Brasil de volta à luta contra o aquecimento global; tanto o jornal português como o jornal espanhol também abordaram a relevante necessidade dos países latinos se aproximarem, com o presença de Lula no poder. E o argentino Clarín indicou que o presidente eleito se comprometeu a frear o desmatamento na Amazônia. O jornal britânico The Guardian ressaltou que “O Brasil voltou”, e disse que a atmosfera que recebeu o presidente eleito no Egito parecia um carnaval.
Além da participação brasileira na COP27, o país também teve destaques positivos na imprensa internacional por conta da cobertura da Copa do Mundo. Assim, como o brasileiro que foi eleito para presidir o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, Ilan Goldfajn, com uma proporção de 80,08% dos votos. Ainda, o país aparece regularmente de forma elogiosa pela qualidade do futebol e favoritismo para ganhar o torneio, como reportado pelo China Daily e The Guardian .
Pelo lado negativo, a imprensa internacional continua acompanhando as manifestações antidemocráticas e pedidos de intervenção militar na política por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.
Retrospectiva
Desde o início de abril, o iii-Brasil, ao estudar a imagem internacional do Brasil, coletou e analisou em média 66 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento das últimas 33 semanas, o iii-Brasil registrou em média 50% de reportagens de tom neutro, 37% de menções com tom negativo e 13% de textos positivos sobre o país.
*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).
Fabiana Mariutti atua como professora universitária, pesquisadora e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a marca Brasil desde 2010. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image” (2017) e “Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America” (2013).
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional