Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/c/6b/bd/interessenaciona1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Interesse Nacional
27 setembro 2022

iii-Brasil: Na reta final da campanha, cresce no exterior a proporção de reportagens negativas sobre o Brasil

Tom da cobertura da imprensa internacional era predominantemente neutro desde junho, mas críticas à polarização, à proliferação de mentiras e às ameaças à democracia pioraram a reputação do país no mundo

Tom da cobertura da imprensa internacional era predominantemente neutro desde junho, mas críticas à polarização, à proliferação de mentiras e às ameaças à democracia pioraram a reputação do país no mundo

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – 19 a 25 de setembro de 2022

Visibilidade: 48 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

54% Negativas

40% Neutras

6% Positivas

A cobertura crítica sobre a campanha eleitoral brasileira levou a um aumento da proporção de notícias com tom negativo sobre o país na imprensa estrangeira. Pela primeira vez desde junho, quando o assassinato de Dom Phillips e Bruno Araújo levaram a imagem internacional do Brasil na imprensa estrangeira a seu pior momento, a quantidade de textos negativos ultrapassou os neutros e se tornou a maioria das menções ao país.

Na semana de 19 a 25 de setembro, o total de notícias da coleta de dados do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) foi de 48 artigos com menções sobre o Brasil nos sete veículos de imprensa estrangeiros analisados. 

https://interessenacional.com.br/edicoes-posts/entenda-como-funciona-o-indice-de-interesse-internacional-monitoramento-de-noticias-sobre-o-brasil-no-exterior/

O período registrou 54% de textos com tom negativo, com potencial de piorar a imagem internacional do país. Além disso, 40% das reportagens analisadas tinham tom neutro, ou seja, assuntos com natureza factual sobre o país, sem indicação de prejuízo a sua reputação no exterior. Ainda, 6% de notícias positivas, com potencial de melhorar a imagem do país.

O tom negativo foi impulsionado especialmente por reportagens a respeito da campanha eleitoral brasileira, incluindo artigos de opinião. No jornal português Público, por exemplo, o ator brasileiro Paulo Betti se diz “muito preocupado com as ameaças reais que sofre nossa democracia no Brasil”. No espanhol El País, reportagem fala sobre a “sombra” dos militares sobre o sistema eleitoral do país. Já no britânico The Guardian, o presidente Jair Bolsonaro é criticado por usar técnicas para amedrontar os eleitores em relação a seu oponente.

Um destaque importante e também negativo na imprensa internacional ao longo da semana foi a proliferação de notícias falsas no Brasil às vésperas da votação. No francês Le Monde, uma reportagem acusa a campanha do presidente de manipular informações e propagar fake news para tentar atrair votos. “A máquina de desinformação está a pleno vapor”, diz. O argentino Clarín trata do mesmo tema, mas diz que, além do presidente, seu rival Luiz Inácio Lula da Silva também “inunda a TV com notícias falsas”. Já o Público diz que os dois candidatos abusam de “informações incorretas” em suas campanhas.

Ainda, o Clarín aborda uma certa preocupação após as eleições no Brasil: teme-se que em Brasília, ao proclamar o vencedor no dia 2 de outubro “seja alvo de protestos violentos se o ex-presidente Lula vencer”.

As viagens de Bolsonaro para o funeral da rainha Elizabeth II, no Reino Unido, e para a  Assembleia Geral das Nações Unidas, nos EUA, também foram temas de reportagens com enquadramento editorial negativo. O El País diz que o presidente transformou as viagens em atos de campanha. O Clarín também falou sobre o propósito eleitoral das viagens. O Público aponta que o uso do púlpito pelo presidente, na Assembleia Geral da ONU, figurou-se como discurso de comício da campanha como que realizado em algum estado brasileiro.

Retrospectiva 

Desde o início de abril, o iii-Brasil, ao estudar a imagem internacional do Brasil, coletou e analisou em média 55 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento das últimas 24 semanas, o iii-Brasil registrou em média 50% de reportagens de tom neutro, 39% de menções com tom negativo e 11% de textos positivos sobre o país. 


*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).

Fabiana Mariutti atua como professora universitária, pesquisadora e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a marca Brasil desde 2010. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image(2017) e Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America (2013).

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter