16 dezembro 2025

Imagem do Brasil é 32% positiva em semana de ‘vitória’ do Brasil contra os EUA

Decisão do governo norte-americano de reverter sanções contra Alexandre de Moraes teve ampla repercussão internacional e foi descrita como uma conquista brasileira em favor da democracia e contra as imposições do governo Trump

iii-Brasil – de 8 a 14/12/2025

Visibilidade: 50 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

44% Neutras

24% Negativas

32% Positivas

A decisão do governo dos Estados Unidos de retirar as sanções da lei Magnitsky contra o ministro do STF Alexandre de Moraes foi a notícia sobre o Brasil com maior destaque na imprensa estrangeira na segunda semana de dezembro. A cobertura do caso teve um viés mais positivo do que negativo, sendo descrita como uma vitória do Brasil em uma disputa contra os EUA.

No total, foram registrados na segunda semana de dezembro 50 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (44%), 32% de menções positivas e 24% de repercussão negativa. 

Entenda como funciona o Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil)

“Democracia e Lula vencem a batalha contra o Brasil contra Trump”, disse a reportagem do espanhol El País sobre o caso. “O presidente dos EUA elimina tarifas e sanções contra o juiz Moraes após enterrar sua campanha em favor de Bolsonaro”.

Segundo o argentino Clarín, a mudança de abordagem acontece em meio a uma aproximação entre Trump e Lula, que muda o cenário das relações entre os dois países. 

“O fim das sanções contra Moraes ocorre em meio a uma reaproximação entre Trump e Lula. No início de dezembro, os dois líderes tiveram uma conversa telefônica de 40 minutos, na qual discutiram a necessidade de coordenar esforços entre os países da região para combater os chefes de quadrilhas de tráfico de armas e drogas e os contrabandistas.”

O jornal britânico The Guardian disse que “a decisão representa um grande revés para Bolsonaro e seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, que deixou seu cargo no Brasil para fazer lobby em Washington por medidas punitivas devido ao que chamou de ‘perseguição’ contra seu pai”. Ainda assim, o Guardian apontou que na mesma semana a Câmara de Deputados aprovou um projeto que favorece Bolsonaro com redução da sua pena por tentativa de golpe de Estado.

Entre as notícias de viés mais negativo durante a segunda semana de dezembro, muitos veículos da imprensa estrangeira destacaram o roubo de obras de arte de uma exposição em São Paulo.

“No domingo, dois homens armados roubaram mais de uma dezena de obras de arte, incluindo algumas de Henri Matisse, de uma biblioteca em São Paulo. Este foi o mais recente roubo a abalar o mundo da arte desde o furto de joias do Louvre em outubro”, disse uma reportagem do New York Times.

Retrospectiva

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 59 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 51% de reportagens de tom neutro, 27% de menções com tom negativo e 22% de textos positivos sobre o país.

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Gondim Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora. Ph.D. na Inglaterra, pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração, bacharel em Comunicação Social no Brasil e senior high school year nos EUA. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Colunista no Portal Interesse Nacional e do iii-Brasil. Autora de artigos científicos, dois livros e sete capítulos de livros. Em 2025, no Handbook on Public Diplomacy, publica o capítulo "The Brazilian way: Public diplomacy as a means for positive image and global prestige"

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter