02 dezembro 2025

Imagem do Brasil é 37% positiva e só 10% negativa com a prisão de Bolsonaro

Início do cumprimento de pena do ex-presidente por tentativa de golpe de Estado teve grande visibilidade na imprensa estrangeira e fortaleceu a imagem de defesa da democracia brasileira contra projetos autoritários

iii-Brasil – de 24 a 30/11/2025

Visibilidade: 72 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

53% Neutras

10% Negativas

37% Positivas

A formalização da prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro para cumprir pena após a condenação por tentativa de golpe de Estado foi a principal notícia relacionada ao Brasil a ter destaque na imprensa estrangeira ao longo da última semana de novembro. Ao contrário de boa parte da cobertura anterior, e das notícias sobre sua prisão preventiva, o tom usado pela mídia internacional foi mais positivo do que negativo. O foco principal foi a ação da Justiça brasileira para combater projetos autoritários.

No total, foram registrados na quarta e última semana de novembro 72 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume maior do que a média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). No total, foram 400 menções ao país no mês, o terceiro maior volume de cobertura internacional sobre o Brasil desde o começo do levantamento de dados do índice, em 2022. O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (53%), 37% de menções positivas e só 10% de repercussão negativa. 

Entenda como funciona o Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil)

Enquanto a cobertura internacional da prisão preventiva de Bolsonaro teve tom ambivalente, com algumas notícias foram mais factuais, a abordagem sobre o início do cumprimento da pena foi outra, mais positiva.

“Uma era parece ter chegado ao fim no Brasil. Na terça-feira, 25 de novembro, o Supremo Tribunal Federal decretou a prisão do ex-presidente de extrema direita Jair Bolsonaro (2019-2023), considerado culpado de tentativa de golpe contra seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva. Um fim vergonhoso — embora talvez apenas temporário, caso haja uma mudança de poder no país — para este líder que abalou a história do Brasil nos últimos anos e que agora terá que cumprir uma longa pena de 27 anos e três meses de prisão”, destacou o francês Le Monde.

“O momento que tantos democratas brasileiros, ativistas de esquerda e familiares de vítimas do coronavírus sonhavam chegou. O ex-presidente brasileiro Jair Messias Bolsonaro, de 70 anos, está agora tecnicamente preso”, publicou o espanhol El País.

“Durante sua presidência, entre 2019 e 2023, o populista de extrema direita atraiu multidões enormes e fervorosas às ruas de cidades como Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Mas não havia sinal de uma rebelião da direita esta semana, enquanto Bolsonaro definhava em seu quarto em uma base da Polícia Federal. (…) o político em desgraça encarava um futuro de isolamento. O clima no campo desprovido de liderança de Bolsonaro foi capturado pelo tempo incomumente chuvoso no Centro-Oeste brasileiro, geralmente muito quente”, escreveu o britânico The Guardian.

Além da cobertura favorável à prisão do ex-presidente, o Brasil também teve destaque positivo por sua postura internacional em relação aos EUA. Um artigo publicado no jornal The New York Times elogiou a postura do governo diante das pressões de Donald Trump. 

“O Brasil desafiou Trump e venceu. O presidente Trump tentou impedir que o ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, fosse preso. Ele falhou e agora está seguindo em frente.”

Retrospectiva

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 59 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 51% de reportagens de tom neutro, 27% de menções com tom negativo e 22% de textos positivos sobre o país. 

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Gondim Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora. Ph.D. na Inglaterra, pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração, bacharel em Comunicação Social no Brasil e senior high school year nos EUA. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Colunista no Portal Interesse Nacional e do iii-Brasil. Autora de artigos científicos, dois livros e sete capítulos de livros. Em 2025, no Handbook on Public Diplomacy, publica o capítulo "The Brazilian way: Public diplomacy as a means for positive image and global prestige"

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter