09 julho 2024

Indiciamento de Bolsonaro e visita de Milei marcam a imagem do país no exterior no início de julho

Reportagens sobre acusação contra o ex-presidente e sobre o encontro de líderes da extrema-direita em Balneário Camboriú foram os principais destaques na imprensa estrangeira na primeira semana do mês

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – de 1º a 7/7 de 2024

Visibilidade: 61 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

67% Neutras

26% Negativas

7% Positivas

A notícia de que a Polícia Federal concluiu a investigação e atribuiu ao ex-presidente Jair Bolsonaro crimes de lavagem de dinheiro, associação criminosa e peculato foi o principal destaque relacionado ao país na imprensa estrangeira no início do mês. A mídia internacional também deu bastante atenção à viagem internacional do argentino Javier Milei, que ignorou as relações com o governo brasileiro e participou de um evento da extrema-direita no sul do país.

No total, foram registrados na primeira semana de julho 61 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume acima da média semanal do iii-Brasil. A maior parte dos textos sobre o país teve tom neutro, atingindo 67% da cobertura sobre o país. As menções negativas foram 26% e as positivas, apenas 7%. 

Entenda como funciona o iii-Brasil

“A Polícia Federal acusou Bolsonaro e dez de seus aliados de tentarem ficar com e vender presentes caros que ele recebeu de governos estrangeiros. A polícia está buscando acusações de lavagem de dinheiro e associação criminosa contra Bolsonaro e alguns de seus aliados, incluindo ex-assessores, diz reportagem do jornal americano The New York Times.

Apesar de no geral a cobertura ser muito factual, relatando os fatos, é fácil ver que essa projeção pode afetar negativamente a imagem internacional do país, reforçando estereótipos como a disfunção política e a corrupção.

“É a segunda vez em poucos meses que Bolsonaro é formalmente designado como suspeito de um crime”, destaca o jornal português Público. “Em Março, foi indiciado pela Polícia Federal por crimes de associação criminosa e inserção de dados falsos num sistema público, na sequência de uma investigação sobre a alegada falsificação de certificados de vacinação contra a covid-19. O ex-presidente está ainda a ser investigado por uma alegada participação na tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022”.

Apesar da grande projeção das acusações contra Bolsonaro, a imprensa internacional também fez ampla cobertura da visita do presidente argentino Javier Milei, que ignorou encontro oficial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e participou de um evento da extrema-direita em Balneário Camboriú.

“Em meio à tensão com Lula, Javier Milei chegou ao Brasil na noite deste sábado para participar da Conferência de Ação Política Conservadora, a convite de Jair Bolsonaro. O filho do ex-presidente brasileiro mostrou o palco onde o libertário falará e questionou o ‘fracasso libertário’ dos países sul-americanos. Além disso, um ex-funcionário parafraseou o slogan de La Libertad Avanza para se entusiasmar com o retorno do bolsonarismo ao poder”, relatou o Clarín.

Segundo o espanhol El País, a presidente da Argentina insiste em dinamitar as relações com os seus vizinhos. “Já fez isso com o colombiano Gustavo Petro. Agora ele intensificou sua luta pessoal com seus homólogos do Brasil, Luiz Inácio Lula de Silva, e da Bolívia, Luis Arce. Ele chamou o primeiro de ‘corrupto’ e ‘comunista’ há muito tempo. Lula exigiu um pedido de desculpas por ter dito ‘absurdo’ e a extrema-direita respondeu ausentando-se da cimeira de presidentes do Mercosul, que se realizará em Assunção”.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 51% de reportagens de tom neutro, 29% de menções com tom negativo e 19% de textos positivos sobre o país. 


*Daniel Buarque é pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (ISI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial) e O Brazil é um país sério? (Pioneira). É editor-executivo do portal Interesse Nacional.

Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China).

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

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