Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/c/6b/bd/interessenaciona1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Interesse Nacional
12 novembro 2024

Mídia estrangeira aponta fortalecimento da extrema-direita no Brasil após vitória de Trump 

Na semana em que os Estados Unidos foram o centro das atenções por conta da vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais, os impactos da mudança política no país para o mundo foram alguns dos temas mais importantes com menção ao Brasil na imprensa estrangeira

iii-Brasil – de 4 a 10/11 de 2024

Visibilidade: 52 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

63% Neutras

16% Negativas

21% Positivas

As atenções de todo o mundo se voltaram para os Estados Unidos durante a primeira semana de novembro por conta das eleições presidenciais que deram um segundo mandato ao republicano Donald Trump. Em um contexto assim, alguns dos principais destaques da imprensa estrangeira a mencionar o Brasil incluíam análises sobre os possíveis impactos da política americana para o país.

No total, foram registrados na primeira semana completa de novembro 52 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume um pouco acima da média semanal do iii-Brasil. O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (63%), 21% de textos positivos e apenas 16% de menções negativas. 

Entenda como funciona o iii-Brasil

O jornal britânico The Guardian destacou uma foto do ex-presidente Jair Bolsonaro em uma montagem para ilustrar uma reportagem sobre como a vitória de Trump fortalece o movimento de extrema-direita em todo o mundo. 

“Membros importantes da extrema direita global celebraram a vitória de Donald Trump nas eleições dos EUA, com homenagens ao ex-presidente do Rio de Janeiro a Budapeste. (…) O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro afirmou que a vitória de Trump representava ‘o triunfo da vontade do povo sobre os desígnios arrogantes de uma elite que desdenha nossos valores, crenças e tradições’”, diz.

O tom foi semelhante ao empregado pelo português Público: “Vitória de Trump é terror para Lula e o Brasil. Eleição de Donald Trump nos Estados Unidos reforça a extrema-direita brasileira, que fará de tudo para derrubar a inelegibilidade de Bolsonaro e levá-lo novamente ao Palácio do Planalto em 2026”, disse.

No francês Le Monde, a análise teve uma abordagem mais geopolítica, analisando os possíveis movimentos do Brasil após a mudança de governo nos EUA. “Com a vitória de Trump, o Brasil de Lula poderá ser empurrado em direção à China”, diz. 

“O líder brasileiro tem péssimas relações com o presidente eleito. Ele poderia ficar tentado a tirar vantagem do seu envolvimento nos Brics se o republicano encorajar a direita brasileira.”

Além dos temas políticos e internacionais, a imagem do Brasil também teve destaque negativo e mais uma vez relacionado à violência por conta do ataque a um empresário com ligações com o PCC no aeroporto de Guarulhos. 

“Assassinato brutal de uma testemunha arrependida da máfia: Ele foi baleado na entrada do aeroporto de São Paulo. Câmeras de segurança registraram o crime (…).

Ele havia denunciado a organização criminosa por lavagem de dinheiro”, disse uma reportagem do argentino Clarín.

Sobre direitos humanos, um texto do El País que negativamente projeta o país no exterior aborda o trabalho ilegal, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, em 2023 foram resgatados 3.190 trabalhadores nesta situação no país. O trabalho análogo à escravidão, também infantil, é uma realidade presente em muitas regiões do Brasil que tem lutado ativamente contra esse problema desde a década de noventa. Muitos destes criminosos agem indiretamente através de diferentes intermediários. É difícil penalizar os principais infratores, ainda mais em regiões de difícil acesso”, afirma o chefe de uma equipe especial da Polícia Federal brasileira que combate crimes contra o meio ambiente no estado do Amazonas. “A única alternativa para proteger estas comunidades é coibir completamente as atividades ilegais. Mas o território é muito grande e isso continua a ser um desafio”.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 28% de menções com tom negativo e 19% de textos positivos sobre o país.

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Tags:

Democracia 🞌 Eleições 🞌 EUA 🞌 Política 🞌

Cadastre-se para receber nossa Newsletter