26 agosto 2025

Possível fuga de Bolsonaro para a Argentina tem destaque na imprensa estrangeira

Revelação de documento do ex-presidente pedindo asilo ao governo de Javier Milei foi tema de reportagens nos principais veículos da mídia internacional, ampliando a visibilidade do julgamento por tentativa de golpe de Estado

iii-Brasil – de 18 a 24/08/2025

Visibilidade: 50 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

50% Neutras

44% Negativas

6% Positivas

A revelação de que o ex-presidente Jair Bolsonaro chegou a preparar um documento para solicitar asilo ao governo de Javier Milei, da Argentina, em meio ao julgamento por tentativa de golpe de Estado teve ampla cobertura na imprensa estrangeira na quarta semana de agosto. Os principais veículos da mídia internacional publicaram a notícia em meio a muitas reportagens que têm acompanhado o julgamento, e a maior parte tratou a movimentação como uma tentativa de fuga.

No total, foram registrados 50 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (50%), 44% de menções negativas e apenas 6% de repercussão positiva. 

Entenda como funciona o iii-Brasil

Segundo reportagem do francês Le Monde, “Jair Bolsonaro queria fugir para a Argentina e pedir asilo político”. “Em 2024, o ex-chefe de Estado escreveu uma carta ao presidente argentino Javier Milei, alegando ser perseguido politicamente, poucos dias após o início de uma investigação contra ele por tentativa de golpe. A polícia também solicitou que ele e seu filho fossem indiciados por tentativa de obstrução da Justiça.”

“Bolsonaro cogitou pedir asilo político ao seu aliado Milei, na Argentina, segundo a polícia brasileira”, destaca reportagem do espanhol El País. “Investigadores pedem que o ex-presidente e seu filho Eduardo sejam indiciados por tentativa de coação ao tribunal que o julga.”

O português Público ressalta que a Justiça cobrou informações do ex-presidente. “Supremo dá 48 horas a Bolsonaro para explicar plano de fuga e coacção ao tribunal”.

Além do possível pedido de asilo, o jornal francês publicou uma outra reportagem sobre o vazamento de conversas de Bolsonaro com seu filho, revelando a movimentação a seu favor junto ao governo dos Estados Unidos.

“Duas semanas antes do veredito do seu julgamento por tentativa de golpe, os problemas jurídicos de Jair Bolsonaro se agravam. (…). Este é mais um golpe desastroso para sua imagem”, diz.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 27% de menções com tom negativo e 21% de textos positivos sobre o país.

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter