Terrorismo e G20 ampliam a visibilidade internacional do Brasil
Organização da cúpula das economias mais importantes do mundo mostrou uma reputação positiva do país, como um ator importante das relações internacionais, mas atentado em Brasília manchou a imagem da nação no resto do mundo
iii-Brasil – de 11 a 17/11 de 2024
Visibilidade: 96 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
46% Neutras
30% Negativas
24% Positivas
Em uma semana fundamental da cúpula das economias mais importantes do mundo, o Brasil viu sua imagem internacional projetada com grande visibilidade e uma mistura de elementos positivos e negativos. Por um lado, a organização do evento ajudou a mostrar uma reputação de nação capaz de ser um dos atores centrais da política global. Por outro, um atentado terrorista de extrema-direita em Brasília revelou uma imagem negativa do Brasil.
No total, foram registrados na segunda semana completa de novembro 96 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume muito acima da média semanal do iii-Brasil. O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (46%), 30% de textos negativos e 24% de menções positivas.
Entenda como funciona o iii-Brasil
“Lula, um ‘diplomata-presidente’ do Brasil muito ativo. O chefe de Estado, que aumenta as suas viagens pelo mundo, quer voltar ao centro do jogo e construir outro mundo”, diz reportagem do francês Le Monde.
Por outro lado, o ataque acabou roubando as atenções da mídia estrangeira.
“Homem-bomba suicida na capital do Brasil abala a nação antes da Cúpula Global. Oficiais da polícia dizem que duas explosões perto do Supremo Tribunal Federal do Brasil na quarta-feira à noite estão sendo tratadas como atos terroristas por um único homem-bomba suicida”, disse o New York Times.
Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 28% de menções com tom negativo e 19% de textos positivos sobre o país.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional