Webinar Irice – A presença da China na Argentina e no Brasil
Um debate organizado pelo Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Irice) explorou as relações geopolíticas e econômicas entre China, Estados Unidos, Argentina e Brasil, destacando a crescente influência chinesa na América Latina. O encontro foi moderado pelo embaixador Rubens Barbosa (presidente do Irice) e teve participação de Diana Elena Mondino (ex-ministra de Relações Exteriores […]
Um debate organizado pelo Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Irice) explorou as relações geopolíticas e econômicas entre China, Estados Unidos, Argentina e Brasil, destacando a crescente influência chinesa na América Latina.
O encontro foi moderado pelo embaixador Rubens Barbosa (presidente do Irice) e teve participação de Diana Elena Mondino (ex-ministra de Relações Exteriores da Argentina), Marcos Gava (membro do Conselho de Administração da Câmara de Produção e Indústria Argentino-Chinesa), Fabián Calle (professor da Ucema e diretor do Instituto de Segurança Internacional do Cari) e Luiz Augusto de Castro Neves (presidente do Conselho Empresarial Brasil-China).
Os participantes discutiram como a rivalidade estratégica entre Washington e Pequim impacta as políticas comerciais e de investimento na região, especialmente no Brasil e na Argentina. Eles enfatizam a importância da China como principal parceiro comercial para ambos os países, o que gera desafios em um cenário de protecionismo americano.
A conversa também abordou a necessidade de Brasil e Argentina desenvolverem estratégias de longo prazo para navegar nessa nova ordem mundial, buscando fortalecer laços regionais e diversificar parcerias, sem alinhamento automático.
A discussão se estendeu a setores como energia, mineração, agronegócio e tecnologia, sublinhando a busca por uma maior competitividade global e a importância da cooperação bilateral.
O portal Interesse Nacional é uma publicação que busca juntar o aprofundamento acadêmico com uma linguagem acessível mais próxima do jornalismo. Ele tem direção editorial do embaixador Rubens Barbosa e coordenação acadêmica do jornalista e pesquisador Daniel Buarque. Um dos focos da publicação é levantar discussões sobre as relações do Brasil com o resto do mundo e o posicionamento do país nas relações internacionais.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional