Marcel Fortuna Biato: Inauguração de câmara de comércio indica novos paradigmas da relação entre Brasil e Irlanda

Daniel Buarque 21 março 2023

Jovens empreendedores brasileiros morando na Irlanda abrem novas perspectivas entre os dois países e apontam uma nova avenida para o Brasil responder ao desafio da globalização. Para embaixador, inauguração sinaliza o papel de vanguarda que o empresariado brasileiro no exterior pode desempenhar para acelerar a internacionalização competitiva do Brasil

iii-Brasil: Escândalo das joias de Bolsonaro é destaque na imprensa estrangeira

iii-Brasil 21 março 2023

Reportagens publicadas por veículos da mídia internacional destacaram os presentes milionários recebidos pelo ex-presidente, dando visibilidade negativa à discussão sobre corrupção no Brasil

Daniel Buarque: A importância dos correspondentes estrangeiros na construção da imagem internacional do Brasil

Daniel Buarque 16 março 2023

Estratégias de promoção do soft power brasileiro frequentemente apostam em notícias publicadas na imprensa do exterior para favorecer as percepções sobre o Brasil. Segundo estudo do pesquisador chileno César Jiménez‑Martínez, jornalistas têm uma dinâmica envolvendo a marca nacional, passando por desafio, alinhamento e filtragem de mensagens

iii-Brasil: Desafios enfrentados por Lula começam a substituir otimismo inicial da imprensa estrangeira com o novo governo

iii-Brasil 14 março 2023

Após o clima de euforia da mídia internacional pela troca de presidente do país, reportagens começam a apontar as dificuldades enfrentadas pela nova administração em questões de política e especialmente sobre o meio ambiente

Fernanda Nanci Gonçalves: Brasil atua pela retomada do seu protagonismo na América do Sul

Novo governo enfrentará desafios para reconstruir a imagem abalada do país, e é cedo para saber se o Brasil terá capacidade material de arcar com custos da liderança. Para professora de relações internacionais, entretanto, já é possível identificar sinais de disposição da diplomacia brasileira retomar o papel de potência regional

Marca Brasil volta a adotar grafia com ‘S’ e a valorizar herança e diversidade

Fabiana Gondim Mariutti 28 fevereiro 2023

Após tentativa bolsonarista de projetar o país com seu nome em inglês e com “Z”, novo governo retorna a marca desenvolvida originalmente em 2003 com intuito de harmonizar a diversidade da brasilidade tropical, fortalecer as culturas folclóricas e priorizar a fauna e a flora nacionais. Para pesquisadora, Marca Brasil representa muitos Brasis em um só, pautada em imagens coloridas ativas em busca da reputação sólida do país

iii-Brasil: Tragédia no litoral de SP ofusca cobertura do carnaval na imprensa estrangeira

iii-Brasil 28 fevereiro 2023

Um terço das notícias sobre o país na mídia internacional durante a semana teve como foco a destruição deixada pelas chuvas em São Paulo, três vezes mais do que o espaço dado ao carnaval, o que consolidou uma cobertura tímida e com pouca visibilidade sobre a festa que é símbolo da imagem do Brasil

Daniel Buarque: O carnaval ofuscado e a oportunidade para mudar a imagem internacional do Brasil

Daniel Buarque 23 fevereiro 2023

Um dos principais estereótipos relacionados ao país, a festa de fevereiro teve pouco destaque na imprensa estrangeira neste ano. Noticiário evidencia que há espaço para o Brasil aparecer para o mundo além dos clichês de sempre, e pode se projetar como país sério, responsável e engajado com a comunidade internacional –especialmente com o foco na questão ambiental

iii-Brasil: O carnaval, a ‘volta’ do país ao mundo e a refundação da sua ‘marca’

iii-Brasil 21 fevereiro 2023

Em semana de baixa visibilidade internacional, imprensa estrangeira destaca o carnaval e publica reportagem e artigos sobre como o governo Lula está atuando para valorizar a imagem do Brasil e recolocar o país na política global

Daniel Buarque – O ChatGPT e o Brasil como um peão na geopolítica global

Daniel Buarque 16 fevereiro 2023

Piada desenvolvida por ferramenta de inteligência artificial revela a percepção externa de que o país não tem relevância no tabuleiro da política internacional. Estudo sobre o status do Brasil mostra, entretanto, que o ‘peão’ pode ter relevância no xadrez global, e que a metáfora pode ajudar o país a construir estratégias para buscar a sua promoção a um ator de maior prestígio

Cadastre-se para receber nossa Newsletter