iii-Brasil: Visita de Lula aos EUA e defesa da democracia melhoram imagem internacional do país
Encontro do presidente brasileiro com Joe Biden levou a uma cobertura favorável da mídia estrangeira sobre a resiliência das instituições dos dois países após os atentados golpistas. Proporção de textos com tom positivo no período foi três vezes maior do que a média semanal
Encontro do presidente brasileiro com Joe Biden levou a uma cobertura favorável da mídia estrangeira sobre a resiliência das instituições dos dois países após os atentados golpistas. Proporção de textos com tom positivo no período foi três vezes maior do que a média semanal
Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*
iii-Brasil – de 6 a 12/2/2023
Visibilidade: 46 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
46% Neutras
11% Negativas
43% Positivas
A viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos Estados Unidos e o discurso conjunto dele e do americano Joe Biden em defesa da democracia ajudaram a projetar positivamente o Brasil na imprensa internacional na última semana. Reportagens sobre a viagem e o encontro dos dois líderes enfatizaram a resiliência das instituições dos dois países após ataques golpistas, e a indicar um fortalecimento de relações diplomáticas saudáveis entre o Brasil e os EUA.
No total, foram registrados na segunda semana de fevereiro 46 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, trata-se de um volume um pouco acima da média semanal coletada desde o início do levantamento do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil), em abril de 2022. Apesar de a maior proporção dos textos ter tom neutro (46%), o volume de menções positivas atingiu 43% da cobertura, quase três vezes a média semanal registrada historicamente pelo índice. Apenas 11% das matérias sobre o Brasil no período tinham tom negativo.
O jornal americano The New York Times ressaltou que a visita do presidente brasileiro aos EUA levou a um foco grande sobre a questão das ameaças à democracia nos dois países. “Quando recebe líderes mundiais, o presidente Biden normalmente troca ideias sobre política comercial ou segurança nacional e talvez troque histórias antigas sobre eleições. Mas na sexta-feira, pela primeira vez, ele deu as boas-vindas a um líder com quem poderia trocar comentários sobre estar no alvo de uma insurreição violenta”, diz.
Durante a visita, Lula e Biden “se comprometeram a nunca mais permitir agressões à democracia como as vividas nos Estados Unidos e no Brasil com dois anos de diferença”, segundo reportagem publicada pelo jornal francês Le Monde. A publicação diz que a democracia passou por testes nos dois países, mas “a democracia venceu”.
Além da defesa da democracia, o encontro também foi importante para relançar um enfoque regional para a relação entre os dois países, segundo o jornal argentino Clarín. Com a visita, o brasileiro tenta reestabelecer seu país como um líder da América do Sul, diz. No Público, aborda-se o tom editorial sobre a relevância da questão ambiental e seus impactos na conservação e combate à desflorestação na maior floresta tropical do planeta para o fortalecimento das parcerias entre o Brasil e os Estados Unidos.
Outro tema que teve grande visibilidade na cobertura da visita de Lula foi a discussão sobre a posição do Brasil em relação à guerra na Ucrânia. O jornal espanhol El País destacou a proposta brasileira de buscar construir uma relação de paz, “Lula está convencido de que as sanções contra a Rússia de pouco servirão para acabar com a guerra em curso e que somente a política, que o velho sindicalista entende, poderá pôr fim a um conflito que ameaça não só a Europa, mas o mundo, dado o perigo que a Rússia pode ser tentada a qusar armas atômicas”, diz.
Em outros assuntos em evidência na mídia estrangeira durante a semana, a situação da tribo indígena yanomami devido à mineração ilegal no norte do Brasil foi retratada pelo The Guardian, Público e Clarín. As ações de proteção ambiental pelo novo governo foram narradas em um texto do Público, que informa que as operações foram organizadas pelo Ibama, com suporte da Funai e da Força Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública “para tentar desmontar o garimpo ilegal na terra indígena yanomami, no Norte do Brasil, e retirar os mais de 20 mil garimpeiros que invadiram o território ao longo dos últimos anos”.
Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 74 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento das últimas 44 semanas, o iii-Brasil registrou em média 49% de reportagens de tom neutro, 36% de menções com tom negativo e 15% de textos positivos sobre o país.
*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).
Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária, e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image” (2017) e “Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America” (2013).
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional