Trama golpista, G20 e visita de Xi levam a ‘recorde’ de visibilidade do Brasil no mundo
Semana de muitos acontecimentos no país levou à publicação de 222 reportagens com menções ao Brasil, impulsionado especialmente pela cobertura da viagem do presidente chinês ao G20
iii-Brasil – de 18 a 24/11 de 2024
Visibilidade: 222 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
56% Neutras
11% Negativas
33% Positivas
Em uma semana movimentada no noticiário nacional, a imprensa estrangeira publicou o segundo maior volume de textos com menção ao Brasil desde o início do levantamento do Índice de Interesse Internacional, em março de 2022. Com uma cobertura extensiva da rodada final de negociações do G20, no Rio, das revelações de uma trama golpista no final do governo de Jair Bolsonaro (incluindo plano para matar o então presidente eleito) e especialmente a visita do presidente chinês Xi Jinping, a mídia internacional aumentou a visibilidade do país no mundo.
No total, foram registrados na terceira semana completa de novembro 222 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume muito acima da média semanal do iii-Brasil, um recorde superado apenas pela segunda semana de janeiro de 2023, quando houve a tentativa de golpe com invasão dos prédios dos Três Poderes em Brasília. O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (56%), 33% de textos positivos e apenas 11% de menções negativas.
Entenda como funciona o iii-Brasil
O principal destaque relacionado ao Brasil foi publicado no jornal estatal chinês China Daily, que acompanhou muito de perto a visita de Xi Jinping, com uma série de reportagens sobre as parcerias entre os dois países. No total, só o jornal publicou 145 reportagens com destaque para o Brasil. Este volume é muito acima do normal, quando o país é citado menos de dez vezes por semana.
“Enquanto a China e o Brasil celebram 50 anos de relações diplomáticas, sua colaboração não apenas reflete marcos históricos, mas também prepara o cenário para o crescimento futuro em um cenário global em rápida mudança. Ambas as nações reiteraram seu compromisso de promover o crescimento econômico por meio da diversificação comercial. Os acordos assinados incluem a abertura dos mercados chineses para produtos agrícolas brasileiros, como sorgo e uvas frescas, enquanto as empresas chinesas planejam investimentos nos setores de processamento de alimentos e industriais do Brasil”, diz uma das reportagens.
Entre as publicações ocidentais, o encontro do G20 teve ampla cobertura, mas o principal destaque foi o indiciamento de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado e as revelações de um plano para matar Lula, Alckmin e Alexandre de Morais.
“As autoridades brasileiras anunciaram na quinta-feira que estavam recomendando acusações criminais contra o ex-presidente de extrema direita Jair Bolsonaro por seu papel em uma ampla conspiração para se agarrar ao poder depois que ele perdeu a eleição presidencial de 2022. As acusações aumentam drasticamente os problemas legais do Sr. Bolsonaro e destacam a extensão do que as autoridades chamaram de uma tentativa organizada de subverter a democracia do Brasil. Depois que o Sr. Bolsonaro perdeu por pouco para o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, um esquerdista, ele se recusou a reconhecer a derrota, mas deixou o cargo mesmo assim”, diz o New York Times.
Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 28% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional