A geodinâmica do alimento:  A agroindústria, a gastronomia e a carne de laboratório no cenário internacional pós-pandemia

Daniel Buarque 13 julho 2022

Em artigo, a diplomata Márcia Jabor Canizio faz um diagnóstico da realidade ambiental e gastronômica internacional e lança um alerta para a necessidade de se pensar a atuação brasileira e agir no sentido de garantir a negociação internacional ampla dos cenários que se descortinam

A indústria global de armas está sendo sacudida pela guerra na Ucrânia – e China e EUA parecem ganhar com tropeços da Rússia

Daniel Buarque 01 julho 2022

Independentemente de como o conflito acabe, as repercussões para a indústria de defesa global e para os países exportadores de armas serão enormes. A Rússia deve ser a grande perdedora, mas, além de EUA e China, países como a Índia, a Turquia e até o Brasil devem acelerar o desenvolvimento das suas próprias indústrias de defesa no processo

Austrália e Brasil: parceria estratégica e eleições

Interesse Nacional 10 junho 2022

Vitória do Partido Trabalhista, liderado por Anthony Albanese, reafirma compromisso com políticas ambientais e sociais robustas, e perspectivas de novos negócios com o Brasil são encorajadoras, especialmente os ligados à ciência e tecnologia, objeto de acordo que entrou em vigor em 2021

Com imagem desgastada, Brasil vai à Cúpula das Américas para tentar avançar agendas regional e global

Daniel Buarque 08 junho 2022

Para Renata Amaral, os EUA precisavam da presença do Brasil na reunião, e o país pode se aproveitar do encontro para melhorar as relações bilaterais e evitar criar problemas econômicos com parceiros importantes em meio à polarização entre Ocidente, Rússia e China

Sergio Abreu e Lima Florêncio: América Latina – O avanço de ontem e o declínio de hoje

Cúpula das Américas esvaziada neste ano contrasta com o primeiro encontro regional organizado pelos EUA em 1994 e revela a perda de importância dos países do continente, distanciamento da maior potência do hemisfério e retrocesso democrático vivido por muitos dos países latino-americanos

Com novo embaixador, Brasil buscará dinamizar relações comerciais e aproveitar perspectivas de crescimento da economia saudita

Daniel Buarque 07 junho 2022

Diplomata desde 1980, Sérgio Eugênio de Risios Bath teve sua indicação aprovada pelo Senado para assumir a embaixada na Arábia Saudita, o principal parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio e norte da África. Com foco no comércio bilateral, deve ser dada prioridade ao incremento das exportações brasileiras para o mercado saudita e à diversificação de pauta

O espaço da China e do Brasil nas relações internacionais do século XXI

Daniel Buarque 01 junho 2022

Os dois países não tiveram qualquer participação na criação da atual ordem capitalista, na qual foram integrados à força e tardiamente. Livro lança luz para o papel decisivo do Estado na desafiadora jornada de inserção global subordinada

Saída de empresas estrangeiras da Rússia ecoa campanha de pressão contra o sistema racista do apartheid na África do Sul

Daniel Buarque 30 maio 2022

Levantamento indica que cerca de mil empresas de outros países decidiram deixar a Rússia para pressionar o governo de Vladimir Putin a se retirar da Ucrânia, cessar ataques a civis e parar de reprimir os cidadãos russos que estão protestando contra a guerra. Ação corporativa concertada demonstra como as empresas podem alavancar seu poder de barganha em países estrangeiros

‘Estamos vendo uma transformação na percepção global da Amazônia’, disse Carlos Nobre em webinar

Daniel Buarque 17 maio 2022

Cientista ambiental brasileiro eleito membro da Royal Society participou da série Diálogos A Recuperação do Brasil e o Interesse Nacional, apresentada pelo embaixador Rubens Barbosa, em 2021. O objetivo era discutir qual seria a situação do Brasil na área ambiental ao final da crise gerada pela pandemia de Covid-19

Marca do país pode ajudar a promover produtos ‘Made in Brazil’ no e-commerce da China

Daniel Buarque 18 abril 2022

Em entrevista, Renata Thiébaut diz que desconhecimento é uma barreira para produtos brasileiros na China, mas explica que o Brasil precisa elevar seus produtos no mercado chinês e desenvolver marca própria associada ao país

Cadastre-se para receber nossa Newsletter