[stock-market-ticker symbols="AAPL;MSFT;GOOG;HPQ;^SPX;^DJI;LSE:BAG" stockExchange="NYSENasdaq" width="100%" palette="financial-light"]

in news

iii-Brasil: Visita de Lula aos EUA e defesa da democracia melhoram imagem internacional do país

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Encontro do presidente brasileiro com Joe Biden levou a uma cobertura favorável da mídia estrangeira sobre a resiliência das instituições dos dois países após os atentados golpistas. Proporção de textos com tom positivo no período foi três vezes maior do que a média semanal

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – de 6 a 12/2/2023

Visibilidade: 46 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

46% Neutras

11% Negativas

43% Positivas

A viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos Estados Unidos e o discurso conjunto dele e do americano Joe Biden em defesa da democracia ajudaram a projetar positivamente o Brasil na imprensa internacional na última semana. Reportagens sobre a viagem e o encontro dos dois líderes enfatizaram a resiliência das instituições dos dois países após ataques golpistas, e a indicar um fortalecimento de relações diplomáticas saudáveis entre o Brasil e os EUA.

No total, foram registrados na segunda semana de fevereiro 46 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, trata-se de um volume um pouco acima da média semanal coletada desde o início do levantamento do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil), em abril de 2022. Apesar de a maior proporção dos textos ter tom neutro (46%), o volume de menções positivas atingiu 43% da cobertura, quase três vezes a média semanal registrada historicamente pelo índice. Apenas 11% das matérias sobre o Brasil no período tinham tom negativo.

O jornal americano The New York Times ressaltou que a visita do presidente brasileiro aos EUA levou a um foco grande sobre a questão das ameaças à democracia nos dois países. “Quando recebe líderes mundiais, o presidente Biden normalmente troca ideias sobre política comercial ou segurança nacional e talvez troque histórias antigas sobre eleições. Mas na sexta-feira, pela primeira vez, ele deu as boas-vindas a um líder com quem poderia trocar comentários sobre estar no alvo de uma insurreição violenta”, diz.

Durante a visita, Lula e Biden “se comprometeram a nunca mais permitir agressões à democracia como as vividas nos Estados Unidos e no Brasil com dois anos de diferença”, segundo reportagem publicada pelo jornal francês Le Monde. A publicação diz que a democracia passou por testes nos dois países, mas “a democracia venceu”.

Além da defesa da democracia, o encontro também foi importante para relançar um enfoque regional para a relação entre os dois países, segundo o jornal argentino Clarín. Com a visita, o brasileiro tenta reestabelecer seu país como um líder da América do Sul, diz. No Público, aborda-se o tom editorial sobre a relevância da questão ambiental e seus impactos na conservação e combate à desflorestação na maior floresta tropical do planeta para o fortalecimento das parcerias entre o Brasil e os Estados Unidos. 

Outro tema que teve grande visibilidade na cobertura da visita de Lula foi a discussão sobre a posição do Brasil em relação à guerra na Ucrânia. O jornal espanhol El País destacou a proposta brasileira de buscar construir uma relação de paz, “Lula está convencido de que as sanções contra a Rússia de pouco servirão para acabar com a guerra em curso e que somente a política, que o velho sindicalista entende, poderá pôr fim a um conflito que ameaça não só a Europa, mas o mundo, dado o perigo que a Rússia pode ser tentada a qusar armas atômicas”, diz.

Em outros assuntos em evidência na mídia estrangeira durante a semana, a situação da tribo indígena yanomami devido à mineração ilegal no norte do Brasil foi retratada pelo The Guardian, Público e Clarín. As ações de proteção ambiental pelo novo governo foram narradas em um texto do Público, que informa que as operações foram organizadas pelo Ibama, com suporte da Funai e da Força Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública “para tentar desmontar o garimpo ilegal na terra indígena yanomami, no Norte do Brasil, e retirar os mais de 20 mil garimpeiros que invadiram o território ao longo dos últimos anos”.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 74 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento das últimas 44 semanas, o iii-Brasil registrou em média 49% de reportagens de tom neutro, 36% de menções com tom negativo e 15% de textos positivos sobre o país. 


*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).

Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária,  e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image(2017) e Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America (2013).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

newsletter

Receba as últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

Última edição

Categorias

Estamos nas Redes

Populares