[stock-market-ticker symbols="AAPL;MSFT;GOOG;HPQ;^SPX;^DJI;LSE:BAG" stockExchange="NYSENasdaq" width="100%" palette="financial-light"]

in news

iii-Brasil: Volta de Bolsonaro ao Brasil tem destaque ambíguo na imprensa estrangeira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Uma a cada cinco menções ao país na semana tratou do retorno do ex-presidente ao país. Abordagem da mídia internacional foi variada, com cobertura factual, avaliações sobre os processos a que Bolsonaro deve responder na Justiça e a situação da democracia brasileira

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – de 27/3 a 2/4/2023

Visibilidade: 54 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

52% Neutras

26% Negativas

22% Positivas

A volta do ex-presidente Jair Bolsonaro ao Brasil após passar três meses nos Estados Unidos foi a notícia de principal destaque sobre o Brasil na imprensa estrangeira ao longo da última semana de março de 2023. Seis dos sete veículos analisados publicaram reportagens sobre o tema, e uma a cada cinco menções ao país no período tratava do retorno do líder de extrema-direita. 

No total, foram registrados na quinta semana de março e primeiros dias de abril 54 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). A maior proporção dos textos teve tom neutro (52%), o volume de menções positivas foi de 22% (acima da média) e o percentual dos textos com tom negativo foi de 26% . 

A volta de Bolsonaro foi abordada com enquadramentos editoriais variados. Enquanto uma parte das notícias tinha tom totalmente factual, sem possíveis influências sobre a imagem internacional do Brasil, outras aproveitaram a cobertura para descrever de forma negativa um cenário ainda problemático da democracia brasileira, enquanto um terceiro grupo adotou tom mais positivo sobre a estabilidade do país após o fim do governo de extrema-direita.

“Bolsonaro volta ao Brasil para liderar a oposição após três meses nos EUA”, dis a reportagem publicada pelo espanhol El País, com tom mais neutro. Mais crítico, o New York Times destacou os processos a que Bolsonaro deve responder na Justiça: “Ele retorna a uma série de investigações e pode ser preso se for acusado de espalhar alegações infundadas de que o sistema eleitoral do Brasil era vulnerável a fraudes – apesar das análises de especialistas em segurança independentes mostrarem o contrário – e que a esquerda estava empenhada em roubar o voto”, diz.

O francês Le Monde também menciona a questão da Justiça e avalia o papel que o ex-presidente deve ter na política brasileira: “O ex-chefe de Estado se expõe a processos judiciais, ao mesmo tempo em que complica a situação política de seu sucessor de esquerda, Luiz Inácio Lula da Silva, que vive um momento complicado”, diz. Ainda o Clarín comenta sobre sua intenção ao retornar ao Brasil em busca de exercer um novo papel na política brasileira para reforço partidário e, também, relembra a quebra da tradição de “passar” a faixa presidencial em janeiro de 2023. 

Entre todos os veículos analisados, apenas o China Daily ignorou a volta de Bolsonaro ao Brasil. O ex-presidente foi mencionado apenas em uma reportagem crítica à cúpula da democracia organizada pelos EUA, alegando que um dos convidados na edição passada foi o brasileiro, que não é descrito como um democrata. 

O Público registra a fala do Papa Francisco de uma entrevista a um canal de televisão argentino “que os políticos do PT foram alvos do uso da Justiça para perseguição política”.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 70 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 50% de reportagens de tom neutro, 34% de menções com tom negativo e 16% de textos positivos sobre o país. 


*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, pesquisador do pós-doutorado do IRI-USP, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).

Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image(2017) e Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America (2013).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

newsletter

Receba as últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

Última edição

Categorias

Estamos nas Redes

Populares