02 maio 2023

iii-Brasil: Imprensa estrangeira destaca a volta do Brasil ao multilateralismo internacional

Viagem de Lula a Portugal e Espanha ajudou a projetar positivamente o Brasil, com atenção especial à ampliação da sua agenda diplomática na tentativa de colocar o país no centro das grandes questões globais

Viagem de Lula a Portugal e Espanha ajudou a projetar positivamente o Brasil, com atenção especial à ampliação da sua agenda diplomática na tentativa de colocar o país no centro das grandes questões globais

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – de 24 a 30 de abril de 2023

Visibilidade: 81 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

46% Neutras

23% Negativas

31% Positivas

A repercussão internacional sobre a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Portugal e Espanha ajudou a promover no exterior a imagem de um retorno do Brasil a um papel proeminente na política global. A ampla cobertura sobre os encontros diplomáticos indicaram a tentativa do país de ser ouvido pelo resto do mundo.

No total, foram registrados na quarta semana de abril 81 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume acima da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). A maior proporção dos textos teve tom neutro, atingindo 46% da cobertura sobre o país. As reportagens de tom positivo foram 31% e as negativas foram apenas 23%. 

https://interessenacional.com.br/edicoes-posts/entenda-como-funciona-o-indice-de-interesse-internacional-monitoramento-de-noticias-sobre-o-brasil-no-exterior/

A viagem de Lula teve destaque especialmente nos jornais dos países visitados pelo presidente. Segundo um editorial publicado por El País, a viagem “ratificou o retorno programático ao multilateralismo internacional que o país abandonou sob a presidência do direitista Jair Bolsonaro. Na cuidadosa coreografia desenhada para transmitir ao mundo o retorno do Brasil à linha de frente da diplomacia, Lula esteve em Buenos Aires, Washington e Pequim antes de viajar para a União Européia e passar cinco dias em Portugal e Espanha. O isolamento internacional da fase de Bolsonaro foi soterrado enquanto pesam inúmeras acusações contra o ex-presidente, após o assalto a instituições do Estado perpetrado por seus partidários uma semana após a chegada de Lula ao poder”, diz. 

Em um outro artigo sobre a viagem, o jornal espanhol diz que “o presidente brasileiro está fomentando uma nova conjuntura política global que inclui uma proposta de paz para a guerra na Ucrânia que, com o peso internacional e estratégico do Brasil, merece ser atendida”.

Já o Público deu destaque a declarações do presidente sobre o papel do Brasil no mundo: “O Brasil está preparado para voltar a ser um país grande”, disse.

Neste contexto de “retorno” do Brasil à cena global, o argentino Clarín analisou as recentes controvérsias em torno das declarações do presidente a respeito da guerra na Ucrânia e indica que a aproximação do Brasil com a China é baseada em interesses econômicos e não indica necessariamente um afastamento dos laços com os EUA.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 71 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 49% de reportagens de tom neutro, 33% de menções com tom negativo e 17% de textos positivos sobre o país. 


*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, pesquisador do pós-doutorado do IRI-USP, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).

Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image(2017) e Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America (2013).

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter