25 março 2024

Livro ‘O Brasil voltou?’ avalia mote do governo Lula e o lugar do país no mundo

Obra organizada pelo portal Interesse Nacional reúne artigos de pesquisadores, diplomatas e cientistas políticos para abordar iniciativas de diplomacia e de políticas socioeconômicas e ambientais  

Obra organizada pelo portal Interesse Nacional reúne artigos de pesquisadores, diplomatas e cientistas políticos para abordar iniciativas de diplomacia e de políticas socioeconômicas e ambientais  

“O Brasil voltou” foi uma das declarações mais marcantes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde que foi eleito para um terceiro mandato, em 2022. Desde o início do seu governo, este plano de posicionamento do Brasil nas relações internacionais foi um dos motes das principais políticas implementadas. Foi também um dos temas centrais de discussão sobre os avanços e desafios encontrados pelo país desde então.

Lançado nesta semana, o livro “O Brasil voltou? O interesse nacional e o lugar do país no mundo” se propõe a analisar os sucessos e fracassos ligados a esta proposta do governo, analisando até o que a volta de Lula ao poder representa para o posicionamento global do país. A obra é um dos lançamentos da Pioneira Editorial deste mês.

Com organização de Daniel Buarque, jornalista e doutor em relações internacionais, e do embaixador Rubens Barbosa, presidente do Instituto Relações Internacionais e Comércio Exterior (Irice), a obra aborda as iniciativas do atual governo, os desafios da diplomacia brasileira em meio à geopolítica global e as políticas socioeconômicas e ambientais por meio de análises de pesquisadores, diplomatas e cientistas políticos.

Na esteira da polarização que tem marcado o país, os autores traçam um painel das articulações desenvolvidas para fortalecer a imagem do Brasil no contexto internacional, incluindo a aproximação com países da América do Sul, a retomada da agenda do Brics e o trabalho do Ministério das Relações Exteriores nos processos de negociações. 

Temas como democracia, a presença de militares na política e o terrorismo como desafio para a política nacional também estão presentes na obra, que traz um panorama do primeiro ano do governo, após a eleição presidencial de 2022, considerada a mais disputada do período democrático.

O livro conta com as colaborações de Sergio Abreu e Lima Florêncio, diplomata, economista e professor de história da política externa brasileira; Wânia Duleba, professora do Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade da EACH/USP; Alisson Felipe Moraes Neves, gestor de redes de alto impacto para o terceiro setor, pesquisador e mestrando em sustentabilidade na EACH/USP; Fhoutine Marie, jornalista e cientista política; Milena Maltese Zuffo, advogada, consultora e doutoranda em sustentabilidade na USP; Hayle Melim Gadelha, diplomata e doutor em relações internacionais; Miguel Mikelli Ribeiro, professor de relações internacionais do Departamento de Ciência Política da UFPE.

Participam também Mario Mugnaini Jr., engenheiro industrial químico e empresário; Fernanda Nanci Gonçalves, doutora em ciência política pelo IESP-Uerj; Ghaio Nicodemos Barbosa, doutorando em ciência política pelo IESP-Uerj e pesquisador do Núcleo de Estudos Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE-Iesp/UERJ) e do Observatório Político Sul-americano (OPSA-Iesp/UERJ); Rafael R. Ioris, pesquisador e professor de história latino-americana no Departamento de História da Universidade de Denver; Felipe Tirado, colunista do Jota, professor e doutorando em direito no King’s College London (KCL); e Anthony W. Pereira, diretor do Kimberly Green Latin American and Caribbean Center na Florida International University e professor visitante no King’s College London.

Os 12 capítulos que compõem a obra trazem um retrato atual e analítico, que ajudam a compreender o momento político e os possíveis novos rumos para o país. 

O livro já está à venda e será lançado em um webinário no dia 26 de março às 11h.


Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter