Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/c/6b/bd/interessenaciona1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Interesse Nacional
27 agosto 2024

Relações do Brasil com EUA, Venezuela e China são foco de atenção sobre o país no exterior

Cobertura sobre os 50 anos de parceria com Pequim, sobre a contínua crise venezuelana e sobre possíveis impactos das eleições norte-americanas no país destacaram a presença internacional do Brasil Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti* iii-Brasil – de 19 a 25/8 de 2024 Visibilidade: 50 reportagens em 7 veículos analisados Classificação das notícias: 68% Neutras […]

Cobertura sobre os 50 anos de parceria com Pequim, sobre a contínua crise venezuelana e sobre possíveis impactos das eleições norte-americanas no país destacaram a presença internacional do Brasil

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – de 19 a 25/8 de 2024

Visibilidade: 50 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

68% Neutras

14% Negativas

18% Positivas

Em uma semana sem notícias de maior impacto que dominassem as atenções internacionais, reportagens sobre as relações do Brasil com outros países foram os principais destaques na mídia estrangeira. Na imprensa chinesa, a atenção foi sobre os 50 anos de relações entre os dois países, mas outros veículos destacaram a importância da ação do governo brasileiro na crise venezuelana e possíveis efeitos das eleições americanas para o país.

No total, foram registrados na terceira semana completa de agosto 50 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume acima da média semanal do iii-Brasil. O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (68%), 18% de textos positivos e 14% de menções negativas.

Entenda como funciona o iii-Brasil

A cobertura de maior impacto foi feita pelo jornal China Daily, que publicou quatro artigos favoráveis à imagem internacional do Brasil destacando o meio século  das relações entre os dois países. “Este ano marca o 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e o Brasil. Nas últimas cinco décadas, o relacionamento bilateral se tornou um novo modelo de cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento sustentável’, diz.

“Nas cinco décadas desde o estabelecimento de laços diplomáticos formais, o comércio e o investimento entre os dois lados superaram todas as previsões. O fato mais conhecido e frequentemente mencionado é que a China tem sido o maior parceiro comercial do Brasil por 15 anos consecutivos, seja como destino de produtos brasileiros ou como fonte de importações brasileiras. A China tem contribuído por vários anos para o superávit comercial do Brasil”, diz outro dos textos.

A importância da ação do governo brasileiro para tentar solucionar a longa crise política na Venezuela continua sendo um tema de destaque na imprensa estrangeira. “Venezuela: Maduro bate a porta à diplomacia e prepara mão de ferro para opositores”, diz o português Público, que indica que “Brasil e Colômbia queriam solução negociada, mas agora estão em silêncio”.

No argentino Clarín, o destaque é a rejeição à declaração de vitória de Maduro e pressão dos dois países para que os dados oficiais das eleições sejam divulgados. “Brasil e Colômbia exigiram hoje mais uma vez que a Venezuela divulgue provas verificáveis ​​e desagregadas da autoproclamada vitória eleitoral de Nicolás Maduro, sustentando que ‘a credibilidade do processo eleitoral’ depende disso. Os dois governos, historicamente próximos da autocracia chavista, não rompem o diálogo, mas claramente falham em reconhecer o triunfo do homem forte bolivariano”, diz.

Uma análise publicada no espanhol El País aponta para a importância da crise venezuelana para as aspirações internacionais do governo brasileiro. “Lula não pode perder a batalha pela Venezuela. O presidente brasileiro sabe que sem poder contar com uma Venezuela democrática, sua política de uma América do Sul rica e democrática e até mesmo de uma moeda comum desmoronará”, diz.

Para completar o giro de notícias de diplomacia importantes para o Brasil, o Público apresenta uma análise sobre as eleições nos EUA e seus possíveis impactos para o mundo e o Brasil. “Trump não ameaça democracia brasileira e Kamala é melhor para o Brasil”, diz o jornal. 

Além das notícias sobre política e diplomacia, a imprensa estrangeira continua dando atenção a questões ligadas ao meio ambiente. Notícias sobre grandes incêndios na Amazônia e no interior do país continuam tendo destaque no resto do mundo. 

O governo brasileiro enviou quase 1.500 bombeiros para a Amazônia, pois a seca mais severa em décadas está transformando a vegetação normalmente úmida da floresta tropical em gravetos e chamas. Apesar de uma queda acentuada no desmatamento desde que o presidente Lula da Silva assumiu o poder em janeiro de 2023, houve 59.000 incêndios na floresta desde o início do ano, o maior número desde 2008”, diz o britânico The Guardian.

No jornal espanhol El País, a Rede de Jornalistas Afrolatinos com sede no Brasil e com o apoio da Universidade de São Paulo (USP) foi destaque – trata-se de um grupo latino-americano de comunicadores mais conhecido como Rede JP (Jornalistas Pretos). A rede afrolatina representa um avanço por uma comunicação mais equitativa e representativa nas Américas, “na qual vozes negras são ouvidas, valorizadas e visibilizadas”, com o objetivo de reproduzir de maneira mais fiel a demografia das sociedades a que pertencem significa um melhor jornalismo para todos.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 29% de menções com tom negativo e 19% de textos positivos sobre o país. 


*Daniel Buarque é pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (ISI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial) e O Brazil é um país sério? (Pioneira). É editor-executivo do portal Interesse Nacional.

Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter