Saúde de Lula e prisão de Braga Netto têm destaque na imprensa internacional
Mídia estrangeira publicou reportagens sobre a cirurgia do presidente brasileiro e deu atenção também à prisão do general Braga Netto, suspeito de planejar um golpe de Estado no país

iii-Brasil – de 9 a 15/12 de 2024
Visibilidade: 47 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
74% Neutras
13% Negativas
13% Positivas
A saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que passou por uma cirurgia no cérebro, foi um dos principais temas a tratar do Brasil na imprensa estrangeira ao longo da última semana. Jornais internacionais trataram do caso de forma objetiva e factual, mas também abriram uma discussão sobre o futuro do governante e o cenário político para as eleições de 2026.
No total, foram registrados na primeira semana completa de dezembro 47 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (74%), 13% de textos negativos e a mesma proporção de menções positivas.
Entenda como funciona o iii-Brasil
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se recupera em uma unidade de terapia intensiva após uma cirurgia de emergência para aliviar o sangramento no crânio, que os médicos acreditam estar relacionado a uma queda que ele sofreu em casa em outubro, disseram os médicos que o trataram”, relatou o jornal americano The New York Times.
Após a cirurgia, “Lula enfrenta o risco do ‘efeito Biden’”, segundo o francês Le Monde. “A hospitalização do presidente brasileiro, de 79 anos, alimenta a comparação com o seu homólogo americano e reacende o debate sobre a sua sucessão, ou mesmo sobre as suas capacidades para continuar a liderar o Brasil”.
O jornal português Público registra dois textos, um explica o diagnóstico e outro aborda a evolução clínica após a cirurgia do presidente.

Além da saúde de Lula, a imprensa estrangeira também dedicou bastante atenção à prisão do general Braga Netto.
“Um dos aliados mais próximos do ex-presidente Jair Bolsonaro — o ex-ministro da Defesa, general Walter Braga Netto — foi preso pela polícia federal em conexão com uma suposta conspiração para tomar o poder por meio de um golpe militar”, diz o britânico The Guardian.
“No mês passado, a polícia acusou formalmente Braga Netto, que foi companheiro de chapa de Bolsonaro na eleição de 2022, de desempenhar um papel de liderança em uma conspiração criminosa projetada para impedir que o vencedor da votação assumisse o cargo”, complementa.
O jornal norte-americano The New York Times também publica sobre a prisão, em que o policial confirmou que o general Braga Netto era o alvo da prisão, que a polícia disse no comunicado ser “para evitar a repetição de ações ilegais”. O policial falou sob condição de anonimato porque não estava autorizado a comentar o assunto. Os alvos dos mandados de busca não foram identificados.
“O general Braga Netto serviu como chefe de gabinete de Bolsonaro e, mais tarde, como ministro da defesa em sua administração. Sua prisão traz uma investigação extensa, que já implicou profundamente o Sr. Bolsonaro, ainda mais perto do ex-presidente”, finaliza o texto do NYT.
O assunto também foi noticiado pelo jornal francês Le Monde e pelo jornal argentino Clarín.

Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 59 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 28% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional