21 janeiro 2025

Veto a viagem de Bolsonaro para posse de Trump tem destaque internacional

Notícia sobre a decisão da Justiça brasileira não liberar viagem do ex-presidente foi publicada nos principais jornais estrangeiros, que compararam a situação dos dois políticos e dos seus países

iii-Brasil – de 13 a 19/01/2025

Visibilidade: 43 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

51% Neutras

30% Negativas

19% Positivas

A decisão da Justiça brasileira de não liberar o passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro para viajar aos EUA e acompanhar a posse de Donald Trump foi destacada nos jornais da imprensa estrangeira durante a semana que antecedeu a inauguração do novo presidente americano. Quase todos os jornais internacionais publicaram reportagens sobre o caso e aproveitaram para comparar a situação dos dois políticos e dos dois países após o fim dos seus governos. 

No total, foram registrados na terceira semana de janeiro 43 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (51%), 30% de menções negativas e apenas 19% de textos de tom positivo. 

Entenda como funciona o iii-Brasil

O jornal americano The New York Times foi o que dedicou maior atenção ao caso. No total, publicou três reportagens sobre o ex-presidente brasileiro e sua situação política. 

“O Supremo Tribunal Federal confiscou o passaporte de. Bolsonaro como parte de uma investigação sobre se ele tentou dar um golpe após perder a reeleição em 2022. Para comparecer à posse, Bolsonaro teve que pedir permissão a um juiz do Supremo Tribunal Federal que também é seu inimigo político. Na quinta-feira, esse juiz rejeitou seu pedido. Bolsonaro assistirá de casa”, diz um dos textos, a partir de uma entrevista com o ex-presidente.

Uma outra reportagem foca na comparação entre os dois políticos: “Por que Trump está retornando ao poder enquanto Bolsonaro enfrenta a prisão? Três razões ajudam a explicar por que os dois políticos enfrentaram destinos tão contrastantes”, diz. Segundo o NYT, “as instituições brasileiras responderam a Bolsonaro de forma bem diferente de suas contrapartes americanas responderam a Trump”.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 28% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país. 

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter