Assassinato de crianças em Blumenau foi a notícia de maior destaque sobre o país no exterior ao longo da semana e expôs uma face diferente da violência que já é um símbolo negativo do Brasil no mundo
Compilação de dados do primeiro ano do Índice de Interesse Internacional mostra que o tom neutro predominou na cobertura da mídia do exterior, mas que notícias com tom prejudicial ao país foram o dobro das favoráveis. Preocupação com o meio ambiente foi o tema predominante no período e pode ajudar na promoção internacional do país
Uma a cada cinco menções ao país na semana tratou do retorno do ex-presidente ao país. Abordagem da mídia estrangeira foi variada, com cobertura factual, avaliações sobre os processos a que Bolsonaro deve responder na Justiça e a situação da democracia brasileira
Governo diz que retomar relações com o mundo é prioridade, estudos mostram que o país caiu pelo menos sete posições em ranking de prestígio internacional, mas reabilitar a percepção é um trabalho difícil, que exige uma contribuição ativa para realmente melhorar o mundo e a vida das pessoas em outros países. Brasil tem potencial para fazer isso com a sua luta pela proteção ambiental e contra o aquecimento global
Planos de aproximação diplomática e econômica entre os dois países tiveram repercussão na mídia estrangeira, projetando a ideia da ‘volta’ do Brasil à arena internacional após anos de retração sob o governo anterior
Reportagens publicadas por veículos da mídia internacional destacaram os presentes milionários recebidos pelo ex-presidente, dando visibilidade negativa à discussão sobre corrupção no Brasil
Após o clima de euforia da mídia internacional pela troca de presidente do país, reportagens começam a apontar as dificuldades enfrentadas pela nova administração em questões de política e especialmente sobre o meio ambiente
Um terço das notícias sobre o país na mídia internacional durante a semana teve como foco a destruição deixada pelas chuvas em São Paulo, três vezes mais do que o espaço dado ao carnaval, o que consolidou uma cobertura tímida e com pouca visibilidade sobre a festa que é símbolo da imagem do Brasil
Um dos principais estereótipos relacionados ao país, a festa de fevereiro teve pouco destaque na imprensa estrangeira neste ano. Noticiário evidencia que há espaço para o Brasil aparecer para o mundo além dos clichês de sempre, e pode se projetar como país sério, responsável e engajado com a comunidade internacional –especialmente com o foco na questão ambiental
Em semana de baixa visibilidade internacional, imprensa estrangeira destaca o carnaval e publica reportagem e artigos sobre como o governo Lula está atuando para valorizar a imagem do Brasil e recolocar o país na política global