Após tentativa bolsonarista de projetar o país com seu nome em inglês e com “Z”, novo governo retorna a marca desenvolvida originalmente em 2003 com intuito de harmonizar a diversidade da brasilidade tropical, fortalecer as culturas folclóricas e priorizar a fauna e a flora nacionais. Para pesquisadora, Marca Brasil representa muitos Brasis em um só, pautada em imagens coloridas ativas em busca da reputação sólida do país
Um terço das notícias sobre o país na mídia internacional durante a semana teve como foco a destruição deixada pelas chuvas em São Paulo, três vezes mais do que o espaço dado ao carnaval, o que consolidou uma cobertura tímida e com pouca visibilidade sobre a festa que é símbolo da imagem do Brasil
Um dos principais estereótipos relacionados ao país, a festa de fevereiro teve pouco destaque na imprensa estrangeira neste ano. Noticiário evidencia que há espaço para o Brasil aparecer para o mundo além dos clichês de sempre, e pode se projetar como país sério, responsável e engajado com a comunidade internacional –especialmente com o foco na questão ambiental
Em semana de baixa visibilidade internacional, imprensa estrangeira destaca o carnaval e publica reportagem e artigos sobre como o governo Lula está atuando para valorizar a imagem do Brasil e recolocar o país na política global
Piada desenvolvida por ferramenta de inteligência artificial revela a percepção externa de que o país não tem relevância no tabuleiro da política internacional. Estudo sobre o status do Brasil mostra, entretanto, que o ‘peão’ pode ter relevância no xadrez global, e que a metáfora pode ajudar o país a construir estratégias para buscar a sua promoção a um ator de maior prestígio
Encontro do presidente brasileiro com Joe Biden levou a uma cobertura favorável da mídia estrangeira sobre a resiliência das instituições dos dois países após os atentados golpistas. Proporção de textos com tom positivo no período foi três vezes maior do que a média semanal
Biden e Lula lideram países muito diferentes, mas enfrentam desafios violentos desde que foram eleitos, o que aproxima as batalhas que precisam travar. Para antropóloga, o presidente brasileiro entende o poder dos símbolos e está tentando mudar a forma como os brasileiros se sentem em relação à sua nação enquanto pede que a população abrace a diversidade e a democracia
Apesar do impacto negativo do ex-presidente na imagem do Brasil e na sua projeção internacional, a comparação entre ele e o novo governo pode gerar boa vontade entre potências ocidentais e ajudar o país a conseguir reconhecimento e um papel importante na política global. Para o pesquisador britânico Paul Beaumont, Bolsonaro pode até acabar gerando um saldo positivo para o prestígio do Brasil
Notícia sobre afundamento de porta-aviões com material tóxico chamou grande atenção na mídia estrangeira ao longo da semana, com fortes críticas de ambientalistas preocupados com o impactos da medida. Divulgação tem efeito negativo na reputação do país
O fortalecimento da esquerda sul-americana abre uma nova página na geopolítica do clima. Com a proposta de um fundo multilateral para a Amazônia, renasce um princípio que oferece conteúdo efetivo à ideia de justiça climática. Para cientista político, tal abordagem diplomática provavelmente dará ainda mais credibilidade às propostas feitas nesta área a partir do Sul global