Cúpula do Brics projeta imagem positiva do Brasil no exterior
País se beneficiou da cobertura com diferentes perspectivas. Enquanto a China publicou várias reportagens favoráveis ao grupo e à participação brasileira, veículos dos EUA e da Europa descreveram o Brasil como um contraponto à postura antiocidente dos Brics no encontro na Rússia
iii-Brasil – de 21 a 27/10 de 2024
Visibilidade: 60 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
38% Neutras
13% Negativas
49% Positivas
A Cúpula dos países que compõem o Brics, realizada na Rússia, levou a um aumento da visibilidade do Brasil no exterior. O encontro teve ampla cobertura em todo o mundo e acabou tendo um viés positivo para o Brasil, que foi retratado de forma elogiosa em veículos de parceiros no grupo, como a China, mas também foi visto como uma força de equilíbrio por veículos do Ocidente mais críticos ao Brics.
No total, foram registrados na terceira semana completa de outubro 60 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume um pouco acima da média semanal do iii-Brasil. O período registrou uma maioria de textos de tom positivo (49%), 38% de textos neutros e apenas 13% de menções negativas. Foi a primeira vez desde a primeira semana de janeiro que a maior proporção de notícias sobre o Brasil teve teor favorável à imagem do país.
Entenda como funciona o iii-Brasil
A cobertura mais ampla da cúpula do Brics foi registrada no jornal China Daily, que mencionou o Brasil 18 vezes nessa semana, a maioria de forma elogiosa. O país apareceu em diversas menções sobre a importância do grupo de países emergentes, sobre a iniciativa conjunta com a China para um plano de paz na Ucrânia e sobre a importância da sua economia no contexto global.
“A parceria China-Brasil na iniciativa “Amigos da Paz” ressalta seu relacionamento de longa data construído em respeito mútuo e cooperação em vários setores, incluindo comércio, cultura e educação. Ambos os países compartilham um compromisso com o diálogo em vez do confronto, tornando-os parceiros ideais nos esforços para mediar o conflito na Ucrânia”, diz um dos textos sobre o país no jornal chinês.
O encontro dos países emergentes foi tratado de forma mais crítica nos jornais ocidentais, que veem a parceria liderada por China e Rússia como um contraponto aos interesses dos EUA e da Europa na política global. Mas o Brasil foi descrito de forma positiva mesmo nesses veículos, que trataram o país como um contraponto à postura antiocidental do Brics.
“Apesar da linguagem antiocidental nos comunicados de cúpula, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, por exemplo, insistiu que o Brics ‘não é contra ninguém’. O Brasil está aconselhando contra a admissão da Venezuela no grupo como parte de um esforço para evitar que a aliança se torne puramente antiocidental”, argumentou o jornal britânico The Guardian.
“A realidade política é que por trás desta crítica à ordem ocidental existe um cisma: por um lado, aqueles que defendem posições antagônicas às forças ocidentais, como a China, a Rússia ou o Irã. Por outro lado, os membros que não têm interesse nesse antagonismo e que optam pelo não-alinhamento ativo; É o caso da Índia, do Brasil ou da África do Sul”, diz o espanhol El País.
O americano The New York Times destacou anda a importância do Brasil para a consolidação do grupo: “O Brics foi impulsionado pelo retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao poder no Brasil, que assumirá a presidência rotativa do grupo da Rússia em janeiro de 2025. Durante seus dois primeiros mandatos, entre 2003 e 2011, Lula ajudou a fundar o bloco e defendeu veementemente mais cooperação entre as nações em desenvolvimento”.
Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 28% de menções com tom negativo e 19% de textos positivos sobre o país.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional