A história oficial no Brasil registra um equívoco sobre o início do relacionamento diplomático com os Estados Unidos, repetindo que os americanos foram os primeiros a reconhecer a independência brasileira. Segundo o embaixador Rubens Barbosa, que serviu em Washington, DC., as relações entre o Brasil e os EUA só ocorreram a partir de em 1825, e a Argentina foi a primeira a reconhecer a independência
Táticas populistas personalizam a autoridade sob o clichê de ‘poder para o povo’ e fazem com que os cidadãos percam de vista o que é importante enquanto discutem sobre o escândalo mais recente. De acordo com cientistas políticos, a raiva é um motivador primordial na política, e, em tempos de perigo, os mais vulneráveis depositam suas esperanças no líder autoritário com mensagens carregadas de emoção e promessas grandiosas
Primeiro ciclo de negociação entre o governo colombiano e a última guerrilha ativa na região marcou a retomada do diálogo e a real possibilidade de um término do conflito. Para pesquisadores, mesmo que exista vontade política, a ausência de concertação sobre determinados tópicos centrais à agenda negociadora (como o cessar-fogo) podem obstaculizar os diálogos de paz, tornando o processo pouco transparente e legítimo
Documento em vigor desde 1950 já colocava em evidência texto e realidade que permeiam grandes desafios para a Índia contemporânea, sobretudo neste momento em que o nacionalismo hindu adquire crescente protagonismo na vida política e social. Para diplomata, a Constituição do país serve como um farol para ajudar a sociedade indiana a tornar seus mandamentos realidade
O genocídio do povo yanomami talvez ensine ao governo e à sociedade que precisamos criar mecanismos melhores e inovadores de coordenação governamental para criar suporte da sociedade, se queremos reconstruir políticas públicas. Para professor de ciência política e relações internacionais, o significado de reconstrução nacional é ir além de padrões de gestão mofados e rígidos, baseados na desconfiança recíproca e planilhas com números
O fortalecimento da esquerda sul-americana abre uma nova página na geopolítica do clima. Com a proposta de um fundo multilateral para a Amazônia, renasce um princípio que oferece conteúdo efetivo à ideia de justiça climática. Para cientista político, tal abordagem diplomática provavelmente dará ainda mais credibilidade às propostas feitas nesta área a partir do Sul global
Governo retomou a histórica ambição de colocar o Brasil no centro das grandes decisões geopolíticas, mas a imparcialidade tradicional do país em disputas internacionais como a invasão da Ucrânia pode atrapalhar seus planos. Para observadores externos, potências precisam estar prontas para tomar partido, e o Brasil parece querer ser líder sem assumir responsabilidade por grandes decisões
Após ataques golpistas em Brasília, país tem oportunidade de passar por um processo de responsabilização dos envolvidos e apoiadores dos atos. Para pesquisador de política e direito, falar em tolerância e pacificação alude à impunidade e seria oposto ao que pretende o conceito de justiça no paradigma do Estado de Direito
Redução e envelhecimento da população do país, assim como o desequilíbrio de gênero, geram preocupações sobre a estabilidade e o seu futuro. Para diplomata, tendência pode representar um problema para o resto do planeta, uma vez que a China desempenha papel fundamental na condução da economia global
Novo estudo mostra que as relações do Brasil com a América do Sul foram um dos pontos mais abalados pela guinada diplomática imposta por Bolsonaro, mudando o padrão das relações do país com seus vizinhos e tirando a região da lista de prioridades da sua política externa. Lula começa seu mandato reforçando a importância da integração e da cooperação regional com foco em fortalecer os laços no continente e impulsionar o país a ter protagonismo global