Ao longo desse primeiro ano de governo, Milei não apenas desafiou os paradigmas da política tradicional argentina, mas também expôs os limites de uma abordagem radical à governança. Enquanto suas promessas de ruptura conquistaram apoio em um momento de desespero nacional, os custos sociais e institucionais de suas ações colocam em dúvida a viabilidade de seu projeto político
Novo governo em Washington deverá promover uma visão mais ideológica na América Latina, via atuação do Departamento de Estado. A OEA poderá ser um instrumento ativo para os objetivos da política externa americana
Futuro secretário de Estado dos EUA indicou interesse em formar grupo de países liderados por governos de direita, mas parcerias esbarram nas fortes relações comerciais da região com a China
Governo Milei demitiu a ministra de Relações Exteriores e determinou que a chancelaria adote lealdade a suas políticas em um movimento que lembra os primeiros anos de Jair Bolsonaro no Brasil e que ameaça o profissionalismo e a seriedade dos diplomatas do país
Para embaixador, atualmente há um “mal estar” entre os dois governos
Se Trump voltar ao poder e endurecer as relações comerciais e diplomáticas com a América Latina, o Brasil, que já tem uma relação pragmática com a China, poderia se ver forçado a reforçar ainda mais essa parceria, especialmente no campo dos investimentos em infraestrutura e tecnologia
A identidade brasileira se manifesta na relação do país com o Ocidente e o Sul Global de maneira complexa e multifacetada, diz. O Brasil se vê como parte do Ocidente, mas também busca seu espaço no Sul Global, tentando conciliar suas raízes históricas e sua posição no mundo atual
Líderes de um país ou de uma região não costumam agir por capricho ou tédio. Suas ações e reações geralmente se baseiam na busca de um rendimento político significativo, uma vantagem ou na necessidade de reparar um dano injustificável nas relações bilaterais
Discurso de Lula na Assembleia Geral da ONU acerta no tom da busca brasileira por protagonismo, mas ainda falha ao não mostrar na prática uma atuação do país com capacidade de liderança global
Riscos de autoritarismo nos dois países residem em pontos distintos e até opostos: Lá, o risco é de um hiperpresidencialismo aprovar reformas constitucionais que tragam de volta a figura do ‘presidente imperial’. Aqui, o risco é de um parlamentarismo orçamentário distorcer as políticas públicas, travar embate com um Judiciário hipertrofiado e minar a governabilidade do presidencialismo de coalizão