Assista ao evento de lançamento do livro ‘O Brasil voltou?’

Interesse Nacional 27 março 2024

Evento transmitido pelo Youtube reuniu autores de capítulos da obra sobre o lugar do Brasil no mundo. Obra organizada pelo portal Interesse Nacional reúne artigos de pesquisadores, diplomatas e cientistas políticos para abordar iniciativas de diplomacia e de políticas socioeconômicas e ambientais  

Leia a apresentação do livro ‘O Brasil voltou?’

Daniel Buarque 26 março 2024

Obra organizada por Rubens Barbosa e Daniel Buarque reúne artigos que discutem o lugar do Brasil no mundo depois do primeiro ano do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva

Brics reinventado – Desafios e oportunidades para o Brasil na nova configuração

Sem poder se posicionar abertamente contrário à expansão do grupo impulsionada pela China, o Brasil recalculou sua rota, se colocou como entusiasta da ideia e defendeu o multilateralismo do sistema. Para professor, discursos e viagens de Lula demonstram as novas estratégias do país a partir do agrupamento reconfigurado

Livro ‘O Brasil voltou?’ avalia mote do governo Lula e o lugar do país no mundo

Interesse Nacional 25 março 2024

Obra organizada pelo portal Interesse Nacional reúne artigos de pesquisadores, diplomatas e cientistas políticos para abordar iniciativas de diplomacia e de políticas socioeconômicas e ambientais  

Como Dilma, Temer e Bolsonaro fizeram o Brasil abrir mão do papel de líder regional

Daniel Buarque 21 março 2024

Depois de trabalhar para construir uma liderança na América do Sul durante os governos de FHC e Lula, o Brasil desistiu de guiar e representar os vizinhos. Pesquisa aponta que crise econômica e cenário global pesaram, mas que escolhas dos presidentes foram determinantes para mudança

Entre a diplomacia e a política doméstica – Desvendando os comentários controversos de Lula sobre Israel

Histórico da política externa lulista distante de qualquer sinal de antissemitismo contrasta com declarações que comparam atual ação em Gaza ao Holocausto. Para professora, mudança de postura do presidente reflete pressões políticas do PT e evidenciam a necessidade de uma linguagem cuidadosa e diplomática

Uma marca nacional de valor estratégico: Recursos e ativos do Brasil

O ‘place branding’ efetivo vai além de símbolos, eventos e campanhas – requer engajamento dos cidadãos, governança estratégica e investimentos públicos para solidificar o posicionamento global do Brasil e garantir um futuro próspero para a nação e para seu povo

Soft power do Brasil depende da percepção sobre ambiente de negócios do país

Daniel Buarque 14 março 2024

Pesquisa sobre a imagem do país revela que ele é o 31º com maior prestígio no mundo, e continua sendo mais admirado em quesitos ‘leves’, como cultura e sociedade, do que em temas mais sérios, como política e finanças. Estudos mostram que a forma como a economia do país é vista pode determinar o nível de prestígio dele no mundo

Os chineses e os talibãs 

Fausto Godoy 13 março 2024

Governo chinês reconheceu embaixador afegão, primeiro grande reconhecimento ao governo talibã instalado em 2021 e gesto que foi contra consenso internacional. Para diplomata brasileiro, medida estratégica reflete interesses comerciais e geopolíticos da China e pode ser considerada razoável ao encarar a realidade do país 

Uma nova agenda Brasil-África 

Após esfriamento das relações sob Temer e Bolsonaro, volta de Lula ao poder indica uma nova agenda de política externa para a África em construção. Para professora, governo tem desafio de inovar diplomaticamente e institucionalizar a agenda no Estado brasileiro, garantindo marcos mais permanentes para um diálogo duradouro entre o Brasil e o continente africano nas próximas décadas

Cadastre-se para receber nossa Newsletter