iii-Brasil: Mesmo cancelada, viagem de Lula à China projeta imagem do Brasil no exterior

iii-Brasil 28 março 2023

Planos de aproximação diplomática e econômica entre os dois países tiveram repercussão na mídia estrangeira, projetando a ideia da ‘volta’ do Brasil à arena internacional após anos de retração sob o governo anterior

O Brasil, a China e a tal da ‘parceria estratégica’

Fausto Godoy 25 março 2023

Visita do presidente Lula e ampla comitiva a Pequim inclui uma lista de acordos em diferentes áreas, como iniciativas na pauta ambiental. Para embaixador, sem vontade política, esses documentos permanecem como simples ‘acordos de vontade’, e é preciso um real pragmatismo que vença os preconceitos para desenvolver parceria não somente abrangente, mas efetiva

Fernanda Nanci Gonçalves: O que esperar da visita de Lula a Xi Jinping

Daniel Buarque 24 março 2023

As relações entre Brasil e China têm uma longa trajetória e muitas potencialidades que podem ser exploradas no encontro do presidente brasileiro com o Chinês. Para professora de relações internacionais, uma das prioridades é diversificar a pauta comercial entre os países, de forma a ampliar a complexidade da economia brasileira

Rubens Barbosa: O interesse nacional, a ‘volta’ do Brasil e os acordos com a China e a UE

Rubens Barbosa 24 março 2023

Viagem de Lula à China e acordo do Mercosul com a UE centralizam as atenções da política externa brasileira no início do novo governo. Para embaixador, as negociações com o país asiático e a Europa indicam o caminho que o país vai adotar no momento em que o presidente Lula diz que o Brasil está de volta ao cenário internacional

A China mediadora

Fausto Godoy 22 março 2023

Ao negociar acordo entre O Irã e a Arábia Saudita, Pequim estaria sendo alçada a um novo patamar na geopolítica global. Para embaixador, Xi Jinping passa a se colocar como árbitro de um novo contexto internacional que reflete o paulatino abandono dos países do Oriente pelas lideranças ocidentais

Brasil precisa reerguer a sua parceria estratégica com a China em benefício dos brasileiros e do planeta

Daniel Buarque 22 março 2023

Viagem de Lula a Pequim é uma oportunidade para o Brasil fortalecer a equidistância entre a China e os EUA, potências rivais que são parceiras estratégicas do país. Ao reerguer as relações com o gigante asiático a partir de uma agenda propositiva em clima e meio ambiente, o Brasil poderá gerar benefícios não apenas para a população e os biomas brasileiros, mas para o planeta como um todo

Marcel Fortuna Biato: Inauguração de câmara de comércio indica novos paradigmas da relação entre Brasil e Irlanda

Daniel Buarque 21 março 2023

Jovens empreendedores brasileiros morando na Irlanda abrem novas perspectivas entre os dois países e apontam uma nova avenida para o Brasil responder ao desafio da globalização. Para embaixador, inauguração sinaliza o papel de vanguarda que o empresariado brasileiro no exterior pode desempenhar para acelerar a internacionalização competitiva do Brasil

Sergio Abreu e Lima Florêncio: O drama iraniano e o inesperado alinhamento com a Arábia Saudita

Acordo para reatar relações diplomáticas entre os dois rivais históricos foi um ponto de inflexão na geopolítica regional, com derrota para Israel e EUA, e vitória para Irã, Arábia Saudita e China. Para embaixador, acordo tem potencial de redesenhar o xadrez geopolítico do Oriente Médio, pode influenciar o quadro doméstico iraniano e ter consequências no realinhamento dos dois grandes adversários do mundo islâmico, com o patrocínio da China

Rubens Barbosa: Medidas unilaterais prolongam debates no acordo Mercosul-UE

Rubens Barbosa 17 março 2023

Retomada das conversas sobre livre comércio foi precedida por novas condicionantes impostas pela União Europeia, o que reabre discussão sobre o texto. O governo brasileiro sinalizou que irá recorrer à Organização Mundial de Comércio contra as medidas unilaterais da Europa

Daniel Buarque: A importância dos correspondentes estrangeiros na construção da imagem internacional do Brasil

Daniel Buarque 16 março 2023

Estratégias de promoção do soft power brasileiro frequentemente apostam em notícias publicadas na imprensa do exterior para favorecer as percepções sobre o Brasil. Segundo estudo do pesquisador chileno César Jiménez‑Martínez, jornalistas têm uma dinâmica envolvendo a marca nacional, passando por desafio, alinhamento e filtragem de mensagens

Cadastre-se para receber nossa Newsletter