Pelé não era apenas um grande jogador e um embaixador maravilhoso do esporte favorito do mundo; ele era um ícone cultural. Para o professor de esportes e economia geopolítica, ele continua sendo o rosto de uma pureza no futebol que existia muito antes do dinheiro e da geopolítica global se infiltrarem no jogo
Semana encerrada em 1º de janeiro registrou a morte do “rei” e a mudança de governo, o que gerou o terceiro maior número de menções ao Brasil na imprensa internacional e a segunda maior proporção de textos com teor favorável ao país
A discussão sobre se o técnico da seleção deveria ser brasileiro ou estrangeiro mostra a falta de foco usual em todas as áreas de nossa sociedade, desde a política, até o futebol, quando estão em jogo decisões importantes com implicações de médio e longo prazo. Deveríamos aproveitar o momento e selecionar os jogadores de grande qualidade que são esquecidos por aqui de modo a podermos projetar uma nova geração internacionalmente
A escolha de torcedores é interessante para melhor compreender o entrelaçamento entre futebol, consumo e identidade em um mundo globalizado. Para o professor de marketing Gregorio Fuschillo, a torcida se dá por questões de identidade, de propriedade e de reconhecimento em relação à nação selecionada
Aproximadamente metade de toda a cobertura da imprensa internacional ao longo da semana tratou da participação e da eliminação brasileira no torneio do Catar
Noticiário internacional passou a dar menos destaque a temas políticos para tratar da participação da seleção na Copa do Mundo no Catar e da situação do maior jogador da história do país. Disputas pela simbologia do uniforme do Brasil também foram discutidas pela imprensa estrangeira
Enquanto os vendedores de refrigerantes e hambúrgueres ainda fazem parte da lista de patrocinadores, os principais parceiros da Fifa são cada vez mais grandes corporações de países interessados em se beneficiar do alcance global do futebol, argumenta o professor de esportes e economia geopolítica Simon Chadwick
Análise do comportamento de fãs de esportes e o relacionamento que eles têm com um time sugere que críticas à tentativa de limpar imagem de nações e times não são relevantes. Torcedores que têm uma forte conexão com um time e geralmente optam por evitar criticar a equipe pela qual torcem para proteger o forte senso de identificação que vem de ser um membro leal de uma base de fãs