Fala do presidente foi um dos principais temas da política externa brasileira na última semana, com uma defesa do multilateralismo e a tentativa de conseguir protagonismo para o país, mas não teve atenção nos principais veículos internacionais
Tragédia no Rio Grande do Sul completa a terceira semana de cobertura intensa na imprensa estrangeira. Artigos e reportagens apontam para o caso brasileiro como exemplo da destruição causada pelo aquecimento global
Enquanto promovia no mundo a ideia de que o Brasil voltava a marcar presença na política internacional, Lula também projetou sua própria reputação no mundo. Artigo resume capítulo do livro ‘O Brasil voltou?’
Jornais estrangeiros publicaram reportagens e homenagens à cantora brasileira, que foi a notícia de maior destaque do Brasil no exterior durante a semana. Além do foco cultural, semana continuou registrando reportagens especiais e editoriais sobre a violência e a destruição na Amazônia por conta do aniversário de morte de Dom Phillips e Bruno Pereira
Mudanças na estrutura do governo foram descritas na mídia estrangeira como problemáticas para um governo que desde o começo tentou se projetar pelo fomento a políticas de proteção da Amazônia
Encontro dos líderes brasileiro e chinês ampliou a visibilidade brasileira em 30% na segunda semana de abril em relação à média. A maior cobertura sobre a viagem foi feita pelo China Daily, que publicou um ‘recorde’ de 33 matérias com menções de destaque sobre o Brasil, sendo dois terços delas com tom favorável ao país
Planos de aproximação diplomática e econômica entre os dois países tiveram repercussão na mídia estrangeira, projetando a ideia da ‘volta’ do Brasil à arena internacional após anos de retração sob o governo anterior
Estratégias de promoção do soft power brasileiro frequentemente apostam em notícias publicadas na imprensa do exterior para favorecer as percepções sobre o Brasil. Segundo estudo do pesquisador chileno César Jiménez‑Martínez, jornalistas têm uma dinâmica envolvendo a marca nacional, passando por desafio, alinhamento e filtragem de mensagens
Um dos principais estereótipos relacionados ao país, a festa de fevereiro teve pouco destaque na imprensa estrangeira neste ano. Noticiário evidencia que há espaço para o Brasil aparecer para o mundo além dos clichês de sempre, e pode se projetar como país sério, responsável e engajado com a comunidade internacional –especialmente com o foco na questão ambiental
Notícia sobre afundamento de porta-aviões com material tóxico chamou grande atenção na mídia estrangeira ao longo da semana, com fortes críticas de ambientalistas preocupados com o impactos da medida. Divulgação tem efeito negativo na reputação do país