Por que a imagem de um país importa?

Simon Anholt 20 março 2025

Estudo mostra uma correlação de mais de 80% entre a força da imagem de um país e suas receitas de comércio, investimento e turismo. Quanto mais as pessoas gostam, confiam e admiram seu país, mais dinheiro ele ganhará. Os países simplesmente não podem se dar ao luxo de ser indiferentes à maneira como são percebidos além de suas próprias fronteiras, porque em nossa era de globalização avançada, quase todos no planeta são clientes em potencial, migrantes, investidores, turistas ou influenciadores

O jeito brasileiro de fazer diplomacia pública

Livro sobre o estado da diplomacia pública no mundo inclui um capítulo que trata do Brasil e aborda como o país usa este tipo de trabalho para promover sua imagem internacionalmente

Cinco razões que fazem do Brasil um gigante ainda adormecido para o turismo internacional

The Conversation 01 outubro 2024

Problemas estruturais fazem com que milhões de turistas escolham viajar para outros países ao invés de conhecer o Brasil. O país recebe menos de 0,5% das viagens internacionais do mundo, muito menos do que México (3,2%), Tailândia (2,2%) e Índia (1,1%)

Sinal verde para o Brasil – Como a diplomacia ambiental pode impulsionar o prestígio do país

Daniel Buarque 23 maio 2024

Pesquisa indica que a política ambiental do Brasil, e especialmente a proteção da Floresta Amazônica, é um ponto fundamental da forma como o país é visto no exterior, com grande influência sobre a sua imagem internacional e o seu nível de prestígio na política global

‘Uma marca para chamar de nossa?’ – América Latina e Caribe unidos para comunicação mundial

A nova marca reforça a voz latino-americana e caribenha no cenário internacional, sendo um dos primeiros passos estratégicos para uma união econômica, geopolítica e sociocultural para projeção mundial com comunicação fortalecedora e integradora.

‘Desastre climático’ no Brasil é visto no exterior como alerta para o mundo

iii-Brasil 21 maio 2024

Tragédia no Rio Grande do Sul completa a terceira semana de cobertura intensa na imprensa estrangeira. Artigos e reportagens apontam para o caso brasileiro como exemplo da destruição causada pelo aquecimento global

Tragédia no sul do Brasil amplia a visibilidade do país no exterior

iii-Brasil 07 maio 2024

Inundações causadas por fortes chuvas foram tema de quase metade das menções ao país na imprensa internacional, com cobertura que variou entre o factual de tom neutro e as críticas a problemas do país e a ações que levam à  mudança climática

Brasil superestima sua própria relevância na política global

Daniel Buarque 11 abril 2024

O status internacional do país a partir da perspectiva das grandes potências é analisado em entrevista ao canal Um Brasil. Livro aborda a argumento de que o país não alcançou o reconhecimento que gostaria de ter nas grandes questões internacionais

‘O cara’ voltou? A simbiose entre a imagem de Lula e o prestígio global do país

Daniel Buarque 04 abril 2024

Enquanto promovia no mundo a ideia de que o Brasil voltava a marcar presença na política internacional, Lula também projetou sua própria reputação no mundo. Artigo resume capítulo do livro ‘O Brasil voltou?’

Como Dilma, Temer e Bolsonaro fizeram o Brasil abrir mão do papel de líder regional

Daniel Buarque 21 março 2024

Depois de trabalhar para construir uma liderança na América do Sul durante os governos de FHC e Lula, o Brasil desistiu de guiar e representar os vizinhos. Pesquisa aponta que crise econômica e cenário global pesaram, mas que escolhas dos presidentes foram determinantes para mudança

Cadastre-se para receber nossa Newsletter