Uma marca nacional de valor estratégico: Recursos e ativos do Brasil

O ‘place branding’ efetivo vai além de símbolos, eventos e campanhas – requer engajamento dos cidadãos, governança estratégica e investimentos públicos para solidificar o posicionamento global do Brasil e garantir um futuro próspero para a nação e para seu povo

Soft power do Brasil depende da percepção sobre ambiente de negócios do país

Daniel Buarque 14 março 2024

Pesquisa sobre a imagem do país revela que ele é o 31º com maior prestígio no mundo, e continua sendo mais admirado em quesitos ‘leves’, como cultura e sociedade, do que em temas mais sérios, como política e finanças. Estudos mostram que a forma como a economia do país é vista pode determinar o nível de prestígio dele no mundo

Percepção de inconsistência da política externa brasileira é anterior a governo Lula

Daniel Buarque 07 março 2024

Artigo publicado pela Economist apontou avanços na ‘volta’ do país ao contexto global, mas indicou que inconsistências do presidente ameaçam o prestígio brasileiro. Estudo sobre status internacional do Brasil mostra que essa visão de um país sem uma estratégia global clara é antiga e se aplica historicamente à busca por reconhecimento internacional

Os descaminhos da política externa brasileira 

Crise diplomática entre o Brasil e Israel pode reverter a boa vontade gerada internacionalmente pelo fim do governo de Jair Bolsonaro. Para embaixador, a declaração de Lula reflete personalismo, busca irresponsável de protagonismo e acentua os descaminhos de uma política externa com importante patrimônio de realizações

Rubens Barbosa: O vexame no futebol e o cenário nacional

Rubens Barbosa 16 fevereiro 2024

O Brasil, país do futebol, enfrenta uma situação constrangedora em um dos fatores mais positivos para seu soft power. Para embaixador, o esporte é mais um triste exemplo de como o país está regredindo e comprometendo o futuro das novas gerações

Daniel Buarque: Primeiro ano do governo Lula alcançou mais avanço em poder bruto do que em soft power 

Daniel Buarque 15 fevereiro 2024

Estudos divulgados recentemente mostram aumento de gastos militares, evolução em rankings de poder e melhora da economia nacional em índices globais, enquanto pesquisas de imagem revelam dificuldades do país em ter reconhecimento por sua reputação

Hayle Melim Gadelha: Em busca do soft power perdido

Hayle Melim Gadelha 01 fevereiro 2024

Primeiro ano do novo governo teve mais acertos que tropeços em processo de soerguimento institucional e amadurecimento político. Para diplomata, ao passo em que devemos beneficiar-nos da potente reputação cultural já construída, é necessário, também, mitigar persistentes percepções negativas

Daniel Buarque: Estereótipos e preconceito ofuscam imagem do Brasil mesmo entre as elites estrangeiras

Daniel Buarque 01 fevereiro 2024

Busca do país por maior prestígio internacional esbarra na falta de reconhecimento sobre as capacidades reais do país e do seu potencial de ter um papel de peso na política internacional. Pesquisa com as elites das grandes potências revela uma imagem ofuscada por clichês superficiais e ligados à ideia do Brasil como lugar apenas de festas e diversão

iii-Brasil: Problemas na Amazônia marcam negativamente a imagem do país – ‘O otimismo secou’

iii-Brasil 30 janeiro 2024

Reportagens sobre a continuidade da crise dos yanomami e sobre seca na região da floresta tropical formam retrato prejudicial para a reputação do Brasil. Segundo jornal, governo se afasta de metas de proteção do ambiente

Imagem de país e reputação do Brasil pela inteligência artificial

Ferramenta de IA vagueia pelas principais dimensões nacionais e aspectos relevantes referente ao Brasil perante o cenário internacional confirmados pela literatura sobre o entendimento da formação, comunicação e percepção da imagem e da reputação de um país, mesmo que de forma pouco profunda e detalhada

Cadastre-se para receber nossa Newsletter