A gastrodiplomacia é um meio eficaz de ganhar visibilidade em meios de comunicação, estabelecer laços de longo prazo com as sociedades estrangeiras e impactar positivamente a imagem nacional. Para diplomata, é um campo em que o Brasil tem muito a aportar e no qual poderá angariar influência compatível com seu peso na região e no mundo
Planos de aproximação diplomática e econômica entre os dois países tiveram repercussão na mídia estrangeira, projetando a ideia da ‘volta’ do Brasil à arena internacional após anos de retração sob o governo anterior
Reportagens publicadas por veículos da mídia internacional destacaram os presentes milionários recebidos pelo ex-presidente, dando visibilidade negativa à discussão sobre corrupção no Brasil
Estratégias de promoção do soft power brasileiro frequentemente apostam em notícias publicadas na imprensa do exterior para favorecer as percepções sobre o Brasil. Segundo estudo do pesquisador chileno César Jiménez‑Martínez, jornalistas têm uma dinâmica envolvendo a marca nacional, passando por desafio, alinhamento e filtragem de mensagens
Novo governo enfrentará desafios para reconstruir a imagem abalada do país, e é cedo para saber se o Brasil terá capacidade material de arcar com custos da liderança. Para professora de relações internacionais, entretanto, já é possível identificar sinais de disposição da diplomacia brasileira retomar o papel de potência regional
Após tentativa bolsonarista de projetar o país com seu nome em inglês e com “Z”, novo governo retorna a marca desenvolvida originalmente em 2003 com intuito de harmonizar a diversidade da brasilidade tropical, fortalecer as culturas folclóricas e priorizar a fauna e a flora nacionais. Para pesquisadora, Marca Brasil representa muitos Brasis em um só, pautada em imagens coloridas ativas em busca da reputação sólida do país
Um terço das notícias sobre o país na mídia internacional durante a semana teve como foco a destruição deixada pelas chuvas em São Paulo, três vezes mais do que o espaço dado ao carnaval, o que consolidou uma cobertura tímida e com pouca visibilidade sobre a festa que é símbolo da imagem do Brasil
Um dos principais estereótipos relacionados ao país, a festa de fevereiro teve pouco destaque na imprensa estrangeira neste ano. Noticiário evidencia que há espaço para o Brasil aparecer para o mundo além dos clichês de sempre, e pode se projetar como país sério, responsável e engajado com a comunidade internacional –especialmente com o foco na questão ambiental
Em semana de baixa visibilidade internacional, imprensa estrangeira destaca o carnaval e publica reportagem e artigos sobre como o governo Lula está atuando para valorizar a imagem do Brasil e recolocar o país na política global
Piada desenvolvida por ferramenta de inteligência artificial revela a percepção externa de que o país não tem relevância no tabuleiro da política internacional. Estudo sobre o status do Brasil mostra, entretanto, que o ‘peão’ pode ter relevância no xadrez global, e que a metáfora pode ajudar o país a construir estratégias para buscar a sua promoção a um ator de maior prestígio