Uma a cada cinco menções ao país na semana tratou do retorno do ex-presidente ao país. Abordagem da mídia estrangeira foi variada, com cobertura factual, avaliações sobre os processos a que Bolsonaro deve responder na Justiça e a situação da democracia brasileira
Governo diz que retomar relações com o mundo é prioridade, estudos mostram que o país caiu pelo menos sete posições em ranking de prestígio internacional, mas reabilitar a percepção é um trabalho difícil, que exige uma contribuição ativa para realmente melhorar o mundo e a vida das pessoas em outros países. Brasil tem potencial para fazer isso com a sua luta pela proteção ambiental e contra o aquecimento global
A gastrodiplomacia é um meio eficaz de ganhar visibilidade em meios de comunicação, estabelecer laços de longo prazo com as sociedades estrangeiras e impactar positivamente a imagem nacional. Para diplomata, é um campo em que o Brasil tem muito a aportar e no qual poderá angariar influência compatível com seu peso na região e no mundo
Planos de aproximação diplomática e econômica entre os dois países tiveram repercussão na mídia estrangeira, projetando a ideia da ‘volta’ do Brasil à arena internacional após anos de retração sob o governo anterior
Mobilização do trumpismo e do bolsonarismo mesmo sem seus líderes indica que a onda populista se mantém e pode voltar ainda mais extremista do que antes. Para o cientista político Daniel Drache, a democracia liberal, a ordem constitucional e o Estado de Direito continuam sob ataque em muitos países, e é preciso estar alerta
Jovens empreendedores brasileiros morando na Irlanda abrem novas perspectivas entre os dois países e apontam uma nova avenida para o Brasil responder ao desafio da globalização. Para embaixador, inauguração sinaliza o papel de vanguarda que o empresariado brasileiro no exterior pode desempenhar para acelerar a internacionalização competitiva do Brasil
Reportagens publicadas por veículos da mídia internacional destacaram os presentes milionários recebidos pelo ex-presidente, dando visibilidade negativa à discussão sobre corrupção no Brasil
Estratégias de promoção do soft power brasileiro frequentemente apostam em notícias publicadas na imprensa do exterior para favorecer as percepções sobre o Brasil. Segundo estudo do pesquisador chileno César Jiménez‑Martínez, jornalistas têm uma dinâmica envolvendo a marca nacional, passando por desafio, alinhamento e filtragem de mensagens
Após o clima de euforia da mídia internacional pela troca de presidente do país, reportagens começam a apontar as dificuldades enfrentadas pela nova administração em questões de política e especialmente sobre o meio ambiente
Novo governo enfrentará desafios para reconstruir a imagem abalada do país, e é cedo para saber se o Brasil terá capacidade material de arcar com custos da liderança. Para professora de relações internacionais, entretanto, já é possível identificar sinais de disposição da diplomacia brasileira retomar o papel de potência regional