Colunistas

André Luís Nery

André Luís Nery é colunista da Interesse Nacional, jornalista, mestre e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (Prolam-USP)

Ler artigos

Anthony W. Pereira

Anthony W. Pereira é diretor do Kimberly Green Latin American and Caribbean Center na Florida International University e professor visitante na Escola de Assuntos Globais do King’s College London, onde dirigiu o King’s Brazil Institute.

Ler artigos

Camila Andrade

Camila Andrade é colunista da Interesse Nacional, pesquisadora do Pan-African Thought and Conversation (IPATC), na Universidade de Joanesburgo, e do pós-doutorado na UFPB. Doutora em ciência política pela UFRGS e pesquisadora do Grupo Áfricas: sociedade, política e cultura. É também mestre em relações internacionais pela UFSC. Suas principais linhas de pesquisa são estudos africanos e do Sul Global, Ruanda e feminismos negros. É criadora do @camilaafrika, uma comunidade de democratização dos Estudos Africanos.

Ler artigos

Daniel Buarque

Editor-executivo do portal Interesse Nacional. Jornalista e doutor em Relações Internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Mestre pelo KCL e autor dos livros Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial), O Brazil é um país sério? (Pioneira) e O Brasil voltou? (Pioneira)

Ler artigos

Fabiana Gondim Mariutti

Fabiana Gondim Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros

Ler artigos

Fausto Godoy

Fausto Godoy é colunista da Interesse Nacional. Bacharel em direito, doutor em direito internacional público pela Universidade de Paris (I) e diplomata, serviu nas embaixadas do Brasil em Bruxelas, Buenos Aires e Washington. Concentrou sua carreira na Ásia, onde serviu em onze países. Foi embaixador do Brasil no Paquistão e Afeganistão (2004/2007) e Cônsul-Geral em Mumbai (2009/10). É coordenador do “Centro de Estudos das Civilizações da Ásia” da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e curador da Ala Asiática do MON.

Ler artigos

Felipe Tirado

Felipe Tirado é colunista da Interesse Nacional e do Jota, teaching assistant, tutor e doutorando em direito no King’s College London (KCL). Mestre em direito pelo KCL e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisador associado ao Constituições, Crisp/UFMG e ao King’s Brazil Institute

Ler artigos

Fernanda Nanci Gonçalves

Fernanda Nanci Gonçalves é doutora em ciência política pelo IESP-Uerj. Professora dos cursos de relações internacionais do Unilasalle-RJ e UERJ. Coordenadora do Núcleo de Estudos Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE-Iesp/UERJ).

Ler artigos

Fernando Filgueiras

Fernando Filgueiras é professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG), affiliate faculty do Ostrom Workshop on Political Theory and Policy Analysis, Indiana University e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Democracia Digital (INCT-DD).

Ler artigos

Fhoutine Marie

Fhoutine Marie é colunista da Interesse Nacional, jornalista e cientista política. Participa como co-autora dos livros "Tem Saída – Ensaios Críticos Sobre o Brasil" (Zouk/2017), "Neoliberalismo, feminismo e contracondutas" (Entremeios/2019) e "O Brasil voltou?" (Pioneira/2024). Seu trabalho tem como foco temas como gênero, raça, terrorismo, neoconservadorismo e resistência política numa perspectiva não-institucional.

Ler artigos

Hayle Melim Gadelha

Hayle Melim Gadelha é colunista da Interesse Nacional, diplomata e doutor em relações internacionais pelo King’s College London. É autor do livro "Public Diplomacy on the Front Line: The exhibition of modern Brazilian paintings". (Anthem Press).

Ler artigos

Karina Stange Calandrin

Karina Stange Calandrin é colunista da Interesse Nacional, professora de relações internacionais no Insper e na Uniso, pesquisadora de pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP e doutora em relações internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp e PUC-SP).

Ler artigos

Laura Trajber Waisbich

Laura Trajber Waisbich é cientista política, diretora do Programa de Estudos Brasileiros e professora de estudos latino-americanos na Universidade de Oxford.

Ler artigos

Lidia Goldenstein

Lidia Goldenstein é economista formada pela USP e doutora pela Unicamp. Exerceu o cargo de assessora econômica da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Planejamento do Estado de São Paulo. Foi assessora da presidência do BNDES, analista do Seade, pesquisadora do Cebrap e comentarista de economia em programas de televisão, como na TV Cultura e TV Manchete. Comprometida com a geração de conhecimento, foi professora da Unicamp, do Programa de Formação e Aperfeiçoamento da Carreira de Diplomata do Instituto Rio Branco do Itamaraty, em Brasília, da Escola São Paulo e da FGV. Especialista em economia brasileira, publicou inúmeros artigos e pesquisas sobre questões político-econômicas brasileiras. É autora do livro “Repensando a dependência” (1994). Nos últimos anos, vem se dedicando ao estudo da economia criativa e seus impactos na economia brasileira, o que inclui consultorias em estudos, mapeamentos e propostas de políticas públicas para a Fundap, a Fundação Vanzoline e para os governos do estado e da cidade de São Paulo. Suas palestras versam sobre temas como, perspectivas da economia brasileira, economia brasileira e os desafios da globalização, cenário macroeconômico atual e perspectivas para a economia brasileira, economia criativa, cidades globais, manufatura 4.0: a nova Revolução Industrial, economia do conhecimento: os novos desafios do Séc. XXI. Atualmente, é vice-presidente da Bienal de São Paulo, e participa dos seguintes Conselhos: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Desenvolve SP - Agência de Fomento do Estado de São Paulo, Conselho Superior de Comércio Exterior - Coscex, da Fiesp.

Ler artigos

Luciana Wietchikoski

Luciana Wietchikoski é doutora em ciência política pela UFRGS com estágio pós-doutoral em relações internacionais pela UFSC e professora na Unisinos

Ler artigos

Maiara Folly

Maiara Folly é diretora executiva da Plataforma CIPÓ, um instituto de pesquisa dedicado a temas de clima, governança e relações internacionais. Lidera projetos de pesquisa e iniciativas de advocacy nas áreas de clima, crimes ambientais, paz e segurança, governança global e política externa. Obteve o mestrado pelo Departamento de Desenvolvimento Internacional da Universidade de Oxford e formou-se em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.

Ler artigos

Maria Auxiliadora Figueiredo

Maria Auxiliadora Figueiredo é diplomata nascida em Areado, MG, formou-se em Letras pela USP e ingressou no Itamaraty por concurso direto em 1978. Em Brasília, trabalhou na Divisão da Ásia e Oceania, na Subsecretaria-Geral para Assuntos Políticos e foi chefe, interina, da Divisão da África Austral (DAF-II). No exterior, serviu em Madri, Port-of-Spain, Maputo, Lisboa, Quito e Lagos, onde foi cônsul-geral. Serviu, ainda, como embaixadora do Brasil em Abidjã e Kuala Lumpur

Ler artigos

Mariana Kalil

Mariana Kalil é professora de geopolítica e relações internacionais da Escola Superior de Guerra (ESG) do Ministério da Defesa, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa (PPGSID) da ESG, senior fellow do Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (ISAPE) e co-coordenadora do Grupo de Pesquisa Segurança e Defesa nas Américas (SeDe Américas). Foi vice-chair/program chair do Global South Caucus da International Studies Association (ISA), representante da América Latina e Diretora de Comunicações do mesmo órgão.

Ler artigos

Mario Mugnaini Jr.

Mario Mugnaini Jr. é colunista da Interesse Nacional, engenheiro industrial químico e empresário, foi vice-presidente da Fiesp/Ciesp entre 1998 e 2002, secretário executivo da Câmara de Comércio Exterior Camex MDIC entre 2003 e 2007 e presidente da Investe SP, Agência Paulista de Investimentos e Competitividade de 2009 a 2011.

Ler artigos

Miguel Mikelli Ribeiro

Miguel Mikelli Ribeiro é colunista do Interesse Nacional e professor de relações internacionais do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em RI pela Universidade Estadual da Paraíba e doutor em ciência política pela Universidade Federal de Pernambuco. É autor do livro "Política internacional contemporânea: questões estruturantes e novos olhares".

Ler artigos

Rafael R. Ioris

Rafael R. Ioris é professor de história latino-americana no Departamento de História da Universidade de Denver. É pesquisador do Instituto de Estudos dos Estados Unidos no Brasil e autor de vários artigos e capítulos de livros sobre a história do desenvolvimento no Brasil e em outras partes da América Latina e sobre o curso das relações EUA-América Latina, particularmente durante a Guerra Fria. Autor de livros como Qual desenvolvimento? Os debates, sentidos e lições da era desenvolvimentista, Transforming Brazil: A history of national development in the postwar era. É non-resident fellow do Washington Brazil Office, em DC.

Ler artigos

Robert Toovey Walker

Robert Toovey Walker é colunista da Interesse Nacional, geógrafo, tem doutorado em ciência regional pela University of Pennsylvania e é professor de estudos latino-americanos e geografia na University of Florida

Ler artigos

Rubens Barbosa

Presidente e fundador do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (IRICE). É presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da FIESP, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Trigo (Abitrigo), presidente do Centro de Defesa e Segurança Nacional (Cedesen) e fundador da Revista Interesse Nacional. Foi embaixador do Brasil em Londres (1994–99) e em Washington (1999–04). É autor de Dissenso de Washington (Agir), Panorama Visto de Londres (Aduaneiras), América Latina em Perspectiva (Aduaneiras) e O Brasil voltou? (Pioneira), entre outros.

Ler artigos

Sean Burges

Sean Burges é colunista da Interesse Nacional e professor de estudos globais e internacionais na Carleton University. É autor dos livros ‘Brazil in the World’ e ‘Brazilian Foreign Policy After the Cold War’.

Ler artigos

Sergio Abreu e Lima Florêncio

Sergio Abreu e Lima Florêncio é colunista da Interesse Nacional, economista, diplomata e professor de história da política externa brasileira no Instituto Rio Branco. Foi embaixador do Brasil no México, no Equador e membro da delegação brasileira permanente em Genebra.

Ler artigos

Stephanie Dennison

Stephanie Dennison é colunista da Interesse Nacional e professora de Estudos Brasileiros da Universidade de Leeds, Inglaterra. Dirigiu a rede de pesquisa “Soft Power, Cinema and the BRICS”, que buscava investigar a relação entre atores não estatais nas indústrias culturais do Brics e estratégias nacionais de soft power.

Ler artigos

Wânia Duleba

Wânia Duleba é professora na Universidade de São Paulo (EACH/USP), onde atua no Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade (PPgSUS) e nos cursos de Bacharelado em Biotecnologia e Licenciatura em Ciências da Natureza. Possui mestrado e doutorado em oceanografia pela USP e doutorado em ciências da terra pela Université d’Angers, França. Lidera o grupo de pesquisa de Diplomacia Ambiental do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (IRICE). É autora do livro "Diplomacia ambiental".

Ler artigos

Cadastre-se para receber nossa Newsletter